UOL Notícias Tecnologia

21/05/2008 - 07h00

Tendência Web 2.0, microblogging permite posts em poucas (e práticas) linhas

PAULO REBÊLO | Para o UOL Tecnologia
Cansado de trabalhar tanto e não ter mais tempo para atualizar o seu blog? De não ter mais assunto para longos posts, a partir dos quais você discutia com outros blogueiros sobre os mais variados temas?

Então seja bem-vindo ao mundo do microblogging e faça parte de um novo recurso genuinamente Web 2.0 que está agregando milhares de pessoas a cada dia.

Como o nome já insinua, o microblogging é a arte de blogar em versão "micro", ou seja, em pequenas dosagens. Não são pequenos posts, mas minúsculas entradas de texto que não ultrapassam três linhas, a uma média de 120 a 180 caracteres por cada atualização.

Outro termo bastante utilizado para o recurso é de moblogging — de 'mobile blogging', diante da possibilidade de atualizar/enviar as notas pelo celular.

E qual o sentido de usar tão pouco espaço? Vários. Para muita gente que cansou do excesso de popularização dos blogs, o microblogging pode se tornar uma espécie de retorno ao mundo digital dos diários virtuais, agora em doses homeopáticas.

Posts fáceis

A facilidade de uso também é outro ponto forte, sobretudo para quem não dispõe de tanto tempo para procurar firulas e incrementar o blog.

Em tempos de internet móvel no telefone celular, smartphones e planos de transferência de dados para acessórios diversos, o microblogging também é um divertimento e tanto enquanto o microblogueiro está no metrô, na fila do banco ou esperando a comida em um restaurante.

Afinal, com as facilidades da digitação T9 qualquer um consegue escrever duas ou três linhas rapidinho, mesmo com aquele teclado pequeno do telefone.

Microblogs de cunho pessoal

Apesar de contar com os mais variados usos, a maior parcela de utilização do microblogging continua a ser no segmento de blogs pessoais. Basicamente, contar para o mundo — ou para um grupo restrito de pessoas — o que você está fazendo atualmente, qual sua opinião imediata sobre um assunto em pauta e assim por diante.

A estrutura das páginas de microblogging é similar à de um blog, com menos detalhes. A cada atualização, o texto novo fica como o primeiro da fila e os anteriores podem ser acessados, além de divididos em grupos ou por temas.

Os templates e desenhos da página, porém, têm bem menos flexibilidade do que um blog. Mas a idéia é justamente esta: menos texto, mais interação.

São centenas de ferramentas e utilitários relacionados a microblogging. O site mais indicado para se manter atualizado é o Twitter Fan Wiki, por onde você lista inúmeros sites para agregar funções ao seu microblog ou se manter atualizado.

Se você não quiser partir para o Twitter, a hospedagem de microblogging mais popular, ou o Jaiku, há outros caminhos. Além das opções brasileiras como o Gozub e o Telog, outros destaques são o Pownce e o Tumblr. Há umas curiosidades como o Hellotxt e o Presencr.

Para localizar twitters, a dica é o Twitter Maps e também buscadores como o Summize e o Tweetscan.

CRIE O SEU MICROBLOG
Mais nos sites parceiros
Twitter: conheça o fenômeno que liga pessoas em 140 caracteres
IDG Now! estréia no Twitter

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host