UOL Notícias Tecnologia

01/08/2008 - 07h00

Veja como formatar seu HD e deixar o PC como novo

LILIAN FERREIRA | UOL Tecnologia
Final de semana: hora de formatar o computador e começar tudo do zero. Tem gente que gosta de formatar o computador com certa freqüência, para manter tudo no lugar. Mas técnicos consultados pelo UOL Tecnologia aconselham que o ideal é não formatar o HD. A formatação deve ser usada em último caso, apenas quando o PC não rodar mais.

Confira o passo-a-passo da formatação em álbum ou no vídeo.

Lembre-se que antes de começar a formatação é necessário ter o CD de instalação do sistema operacional que deseja e também os drivers dos hardwares do computador. Geralmente, ao comprar o PC, você recebe um CD com o sistema operacional e também com os drivers.

Se você não tiver mais o CD dos drivers, é possível encontrá-los na Internet. Ao iniciar o Windows, entre na Bios (teclas F2, F10 ou Del, dependendo do seu PC), e então entre em configurações ou use programas como o Everest, para ver as configurações de seu micro: placa mãe, HD, memória RAM, placa de vídeo etc. Lembre-se de salvá-los em uma mídia antes de começar a formatação.

Você precisará também do CD de instalação de todos os programas que quiser no computador, pois ele só terá o Windows quando for formatado.

Dois em um

Para ter dois sistemas operacionais instalados no mesmo PC, você precisa particionar o disco rígido. Ou seja, dividir o HD em duas partes: uma para sistema. Isso é possível durante a formatação ou depois do Windows já instalado.

Quando você formata o HD, pode escolher partir o disco em duas ou mais partes e escolher em qual delas o sistema será instalado. Em um HD de 40 gigas, por exemplo, o indicado é que o Linux tenha cerca de 8 GB, não mais.

Mas lembre-se se você quiser instalar Windows e Linux, o Windows sempre deve ser o primeiro sistema a ser instalado. Ele apaga todos os sistemas que já estiverem instalados no computador.

Backup

É importante também gravar seus dados para depois recuperá-los com o HD formatado. Existem diversas maneiras para realizar o backup: uma delas é pelo próprio Windows XP: vá em Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas de Sistema > Backup. Depois, escolha quais arquivos e configurações quer copiar (inclusive todos os dados do computador para posterior recuperação) e onde quer gravar.

Existem também inúmeros programas especialmente voltados para fazer backup. A maioria oferece opções de gravações programadas (para você ter sempre a última cópia dos arquivos) e funções que permitem realizar cópias em computadores remotos, dispositivos portáteis e até mesmo pela Internet.

Softwares como o Norton Ghost e o HD Clone copiam todo o conteúdo do HD, inclusive programas instalados.

Veja a lista de softs e escolha o seu

Se não tem espaço ou gravador de mídia, você pode armazenar dados na Web. É possível guardar arquivos, documentos, sites favoritos e fotos.
Mais
Pendrives gigantes podem ajudar na hora do backup
Programas de backups acompanham HDs externos
Mais parceiros
Como dar boot no PC a partir de um pendrive?
O que você precisa saber sobre formatação de HDs

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host