UOL Notícias Tecnologia

13/01/2010 - 18h04

Cerca de 88% dos municípios brasileiros já conta com infraestrutura para banda larga

Da Redação

Mais de 4.800 municípios, o que corresponde a 88% do total no território brasileiro já têm infraestrutura para banda larga, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A Anatel recebeu na terça-feira representantes do Ministério das Comunicações e do Planejamento, da Educação, além de membros da Casa Civil e das concessionárias de telefonia fixa para reunião sobre cumprimento das metas relacionadas à infraestrutura nos municípios e banda larga em escolas públicas.

Como todas as empresas cumpriram o prometido, 2.772 municípios, 20 a mais que o previsto, agora contam com o backhaul, nome dado à infraestrutura de rede de serviços de telecomunicações, instalado. O número total de municípios que possuem backhaul chega agora a 4.897, dos 5.564 existentes no Brasil.

Agora, as concessionárias fixas têm obrigação de levar a rede de banda larga até as respectivas sedes dos municípios até dezembro deste ano, de acordo com o Decreto 6.424.

Escolas

Já as escolas públicas urbanas também tiveram instalações de banda larga cumpridas em 2009. Ao todo, 43.193 escolas foram conectadas à internet até 31 de dezembro passado.

O objetivo do Plano Banda Larga nas Escolas Públicas Urbanas, resultado de um trabalho conjunto entre os ministérios da reunião, juntamente com a Anatel, é levar conexões gratuitas às escolas públicas de ensino fundamental, médio e superior.
 

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host