UOL Notícias Tecnologia

01/02/2010 - 19h07 / Atualizada 01/02/2010 - 19h13

Saiba o que é e para que serve o cooler do computador

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia

UOL

Suporte ajuda a refrescar o notebook facilmente

De tanto trabalhar para colocar os seus documentos rodando no computador, mantê-lo navegando pela internet ao mesmo tempo em que você ouve uma música ou vê um vídeo, o processador da sua máquina cansa —e também esquenta.

É aí que entra o cooler. Uma espécie de ventiladorzinho que tem a função de reduzir o calor gerado pelos componentes da máquina, principalmente o produzido pelo próprio processador. Ou seja, é o responsável por "refrescar o computador".

Em notebooks, o sistema de refrigeração nem sempre dá conta do trabalho. Por conta do reduzido espaço reservado ao cooler e a obstrução da passagem de ar, tão comum quando usamos o portátil sobre o colo ou na cama, é fácil notar que a máquina esquenta rapidamente.

Na Campus Party, evento de tecnologia que aconteceu entre os dias 25 e 31 de janeiro deste ano, uma oficina ensinou como ajudar a refrescar seu notebook de uma maneira bastante simples: adicionando uma espécie de novo cooler em um suporte para o notebook.

Para construir o novo "refrigerador", basta uma placa de acrílico, um ventiladorzinho para computador e um pouco de paciência. O dispositivo funciona por cabo USB —é só plugar e usar. De acordo com Roberto Karpinski, responsável pela oficina, o suporte com a refrigeração extra é indicado para quem vive usando o notebook e percebe que a parte inferior dele esquenta rapidamente ou mesmo para quem usa netbooks. "Quanto mais deixamos o notebook ventilado, maior a sua vida útil e melhor o seu desempenho", explica Karpinski. Confira o passo-a-passo para construir o cooler.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host