UOL Notícias Tecnologia

12/02/2010 - 15h53 / Atualizada 12/02/2010 - 16h34

Arrependido, criador do 'Orkut Ouro' diz que não repetiria brincadeira

ANA IKEDA | Do UOL Tecnologia

Primeira e última vez

  • Arquivo pessoal

    Vanzella, autor do trote,afirma que "nunca mais faria algo do gênero”

O que era para ser uma brincadeira inofensiva entre amigos acabou virando assunto polêmico na internet na última quinta-feira (11). Pedro Vanzella, 19, estudante de computação, resolveu dar um trote nos amigos da web e criou um falso convite para uma conta “privilegiada”, batizada de "Orkut Ouro". Os problemas começaram quando o boato se espalhou por outras redes sociais, como o Twitter, e foi utilizado por terceiros para solicitar dados sigilosos de usuários do Orkut.

Vanzella admite estar arrependido e que não imaginava que a brincadeira tomaria tal proporção. “A ideia era que ficasse só entre amigos”, afirmou o estudante em entrevista para o UOL Tecnologia.

Perguntado se repetiria a brincadeira, Vanzella foi taxativo. “Não, nunca mais faria algo do gênero”. E ainda alertou outros internautas que talvez possam pensar em trotes na web. “Eu aconselharia a não fazerem piadas na internet, sempre são mal entendidas”.

O estudante tinha noção de que iria causar polêmica na internet, especialmente com uma brincadeira que não é novidade na rede: basta lembrar de casos como o 4chan Gold Account e o Facebook Gold, quando falsos "convites especiais" também enganaram usuários das redes.

“O movimento contrário era esperado, há muitos ‘cavaleiros do cavalo branco’ na internet brasileira, o cara que quer salvar a princesinha, defender os pobres e os inocentes, e muito mais moralistas de cuecas. Pior ainda são aqueles que pegaram carona na brincadeira para fins maléficos”, pondera Vanzella.

O que surpreendeu o criador do Orkut Ouro foram na verdade as reações favoráveis. “É interessante ver quantas pessoas entenderam a brincadeira e me apoiaram, todos os do #freevanzella, #freepedrovanzella no Twitter e todos que colocaram minha foto nos seus avatares”, destaca.

Conseqüências legais

O Google declarou por meio de nota que iria apurar as circunstâncias da disseminação do mau uso da marca Orkut e que tomaria as medidas cabíveis contra seus autores.

Mas Vanzella diz não temer sofrer processos por causa do trote online, nem mesmo da gigante da internet. “Acredito que o Google é uma empresa séria e renomada e vai entender que isto foi uma brincadeira. Espero o contato deles ainda para me desculpar oficialmente pelo possível transtorno causado”, afirma.

ThinkB4 u post

Na terça-feira desta semana (9), foi o dia da Internet Segura em 55 países e, por coincidência ou não, o tema da campanha foi “Pense antes de postar” (Think B4 u post). Foi um alerta sobre os perigos das informações que são divulgadas de forma irresponsável ou impulsiva no ambiente online, como no caso do “Orkut Ouro”.
 

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host