UOL Notícias Tecnologia

19/02/2010 - 06h30 / Atualizada 19/02/2010 - 18h55

Fim do horário de verão: saiba quando os eletrônicos alteram o relógio automaticamente

ANA IKEDA | Do UOL Tecnologia

O horário de verão brasileiro termina à zero hora do próximo domingo (21) para moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que devem atrasar seus relógios em uma hora.

Mas tome cuidado para não cair no feitiço do tempo: alguns gadgets fazem essa mudança automaticamente. O UOL Tecnologia mostra como celulares, computadores e GPS lidam com a mudança.


Celulares
Algumas operadoras, como Vivo, Claro e TIM, oferecem a possibilidade de sincronizar o novo horário com suas redes.

Em geral, modelos mais antigos sofrem o ajuste automaticamente. Mas vale checar em seu aparelho, nas configurações de Data e Hora, se a função de fuso horário automático está selecionada, para que a sincronização com a operadora ocorra. Do contrário, ela terá de ser feita pelo próprio usuário.

Já para usuários da rede da Oi, não há sincronização: a mudança do relógio deve ser feita manualmente no aparelho. 

Quem utiliza smartphones pode ficar tranquilo. Como os aparelhos utilizam sistemas operacionais mais complexos que celulares comuns, o ajuste deve ocorrer de forma automática. O iPhone, por exemplo, está nesse grupo, se você desde o início deixar o fuso horário configurado de acordo com sua cidade em Ajustes> Geral > Data e Hora.

Computadores
No caso de computadores e notebooks, a mudança do horário de verão varia de acordo com o sistema operacional de cada um deles. Em geral, os mais novos – desde que atualizados – fazem a mudança automaticamente e eventuais problemas costumam ocorrer com os sistemas mais antigos.

Windows
Alguns usuários do Windows enfrentaram problemas no último domingo (14) quando os relógios foram atualizados automaticamente. De acordo o decreto que estipula início e término do horário de verão no Brasil, o terceiro domingo de fevereiro é a data da mudança para a hora normal. Mas devido a uma falha no Windows, os relógios atrasaram os ponteiros no segundo domingo.

A Microsoft Brasil divulgou uma atualização emergencial para corrigir o horário e evitar “impactos negativos no Windows, no Exchange e no Outlook".

Você sabia?

O horário de verão foi adotado pela 1ª vez no Brasil na década de 30, no governo de Getúlio Vargas

Portanto, para evitar confusão, baixe a última atualização para seu sistema operacional (Windows 7, Vista e XP), no qual deve constar o hotfix KB 976098. As instruções estão no site da empresa no Brasil.

A dica da atualização é válida também para usuários do Windows Mobile, software para smartphones, que devem fazer o download do arquivo WindowsMobile-KB977014.msi, conforme consta no site.

Mac
Computadores com sistemas operacionais Leopard e Snow Leopard tendem a não ter problemas com a mudança do horário. Já usuários de sistemas mais antigos, como o Mac OS X Tiger, precisam alterar manualmente a hora: basta clicar no relógio, desmarcar as opções automáticas em Fuso Horário e Data e Hora e, por fim, salvar as alterações.

Linux
Para quem usa as distribuições Ubuntu e Debian, a mudança ocorre automaticamente se o pacote tz-brasil estiver instalado (caso queira instalar manualmente, o site da Debian oferece o arquivo.

Em todo caso, se houver problemas na atualização automática, é possível sincronizar o relógio do computador com um servidor da internet e solucionar o problema. Para isso, clique com o botão direito no relógio do sistema e vá em Ajustar Data e Horário. Depois, clique em Selecionar Servidores e adicione o endereço para 200.20.186.75, que tem a hora oficial do Brasil.

GPS
Em geral, os aparelhos de localização via satélite possuem a configuração para modo automático para horário de verão. Se ela estiver selecionada no seu GPS, o horário será corrigido automaticamente, já que cada satélite possui um relógio atômico para poder fornecer o horário correto a cada receptor do sinal em qualquer parte do mundo.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host