UOL Notícias Tecnologia

24/02/2010 - 17h27

No embalo da novela, portal brasileiro promove acesso a deficientes físicos

Do UOL Tecnologia

O momento é propício para o lançamento de um portal voltado a deficientes físicos: recentemente, na novela “Viver a Vida”, a personagem Luciana estreou um blog onde passou a relatar -- sob o ponto de vista da própria personagem -- as dificuldades de uma cadeirante. Com o assunto em alta, foi apresentado oficialmente em São Paulo nesta quarta-feira (24) o Vida Mais Livre, site que tem a proposta de incluir deficientes no universo digital.

  • Reprodução

    Conteúdo do site é direcionado a deficientes físicos, que encontram ferramentas para navegar com mais facilidade

O portal tem diversas ferramentas que facilitam a navegação de deficientes visuais e auditivos, por exemplo. Há opções que permitem ao internauta com deficiência visual ouvir as reportagens, além de fazer com que os surdos leiam as transcrições de conteúdos em áudio e vídeo.

Para pessoas com problemas de visão, a parte superior da página também oferece a escolha do tamanho da fonte e o constraste da tela. Já aqueles com limitações motoras encontram um guia de como navegar usando somente o teclado do computador.

O conteúdo do site é direcionado ao seu público alvo. No dia da estreia oficial, por exemplo, a página exibe reportagens com foco em deficiências físicas – uma delas sobre a nova amiga tetraplégica que Luciana, a personagem da atriz Alinne Moraes, fará na novela -- vídeos com esse mesmo tema, álbum de fotos de uma exposição acessível, fórum discutindo as células-tronco, um perfil com o atleta paraolímpico Soelito Gohr, além de informações de agenda, blogs e colunas.

Uma das colunistas, que estreia no portal com o texto A um clique da inclusão, é a psicóloga e publicitária tetraplégica Mara Gabrilli, de 42 anos. O Instituto Mara Gabrilli (IMG) deu apoio ao portal, idealizado pela Espiral Interativa, para suprir a falta de sites com ferramentas de acessibilidade no país.

“A acessibilidade não é só física, mas também de informação. Com a internet cada vez mais presente em nossas vidas, é importante proporcionar as mesmas ferramentas para que todos possam realizar sua própria inclusão digital. Nesta cidade em que o ir-e-vir ainda é difícil, nada mais oportuno que este novo canal de informação”, afirmou Mara Gabrilli, segundo comunicado de anúncio do portal.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host