UOL Notícias Tecnologia

02/03/2010 - 16h19 / Atualizada 02/03/2010 - 16h31

Confissão por telefone atende a fiéis sem tempo de ir à igreja

Da Redação

Confissão em qualquer lugar

  • GettyImages

    "Phoneline to the Lord" permite confissão por telefone; Conferência de Bispos critica o serviço

Um serviço de telefonia revoltou bispos católicos franceses. O "Phoneline to the Lord" (ou "Linha do Senhor", em tradução livre) foi criado com o intuito de ouvir, por telefone, a confissão de fiéis católicos que não têm tempo de ir a uma igreja. O serviço foi considerado “totalmente inaceitável” por bispos franceses. As informações são do site britânico "Daily Mail".

A ligação para a “linha direta com o Senhor” custa cerca de 30 centavos de euro por minuto e o fiel fala seus pecados para uma máquina.

Após discar o número, uma voz masculina diz: “Para conselhos antes de confessar, aperte um. Para confessar, aperte dois. Para ouvir algumas confissões, aperte três”.

Porém, o serviço é apenas para pecados leves. “No caso de pecados mortais — ou seja, os que cortam a relação com Deus — é necessário se confessar com um padre”, adverte a gravação, durante a ligação.

A linha foi criada no início da Quaresma pela Aabas, uma pequena empresa que presta serviços de telefonia, a pedido de um grupo católico.

Uma das pessoas por trás do serviço, identificada apenas como Caroline para evitar a retaliação de fiéis, disse à agência de notícias AFP que a ideia não é confessar pecados mortais, mas pecados leves diretamente para Deus. "As pessoas que ligam não confessam seus pecados para uma pessoa, mas para uma máquina. Além disso, é possível ouvir orações, músicas e a confissão de outras pessoas, em uma atmosfera de reflexão e piedade."

Caroline ainda informou que na primeira semana do serviço, eles receberam cerca de 300 ligações e parte da renda será doada para caridade.

No entanto, a Conferência dos Bispos Franceses divulgou uma nota dizendo que o serviço não tem a aprovação da Igreja Católica na França. “É inaceitável a confusão que esse serviço dá da confissão. A confissão na fé católica tem significado sacramental e exige a presença de um padre, não uma máquina”.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host