UOL Notícias Tecnologia

12/03/2010 - 07h00 / Atualizada 12/03/2010 - 07h00

Com blog de personagem, novela mantém a trama até com a TV desligada

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
  • Blog conta como a personagem Luciana lida com a tetraplegia

“Esse Esse blog é um presente para você, minha querida irmã. Espero que, aqui, você deposite toda a sua sensibilidade e seus sonhos!”. Com essa frase, Mia começa o blog criado para sua irmã, Luciana, que ficou tetraplégica após um acidente de carro quando voltava de uma viagem de trabalho.

Mia é a personagem interpretada pela atriz Paloma Bernardi na novela Viver a Vida, de Manoel Carlos. Já Luciana, sua irmã, ganha vida com a atriz Alinne Moraes. Na trama, a jovem mostra as dificuldades de adaptação da tetraplegia e conquista telespectadores ao fazer par romântico com Miguel (Mateus Solano).

Até aí, tudo conforme determina o roteiro da maioria das novelas. Mas a história ganha novas dimensões quando a vida da personagem Luciana não acaba ao desligar a televisão. Ela continua no blog, que pode ser acessado por qualquer pessoa.

O que você acha dos comentários no blog da Luciana?

Em Sonhos de Luciana, a jovem fala sobre sua vida —conferida nos capítulos da TV—, entrevista pessoas com as mesmas dificuldades de locomoção e atrai centenas de comentários de pessoas, entre eles “Cadê Miguel, que não lê esse blog? Casal mais lindo e perfeito” ou “quero que vc fica com miguel pq ele ama você”, como se fosse Luciana que escrevesse os posts.

Essa é uma das primeiras iniciativas de levar a novela além da televisão usando personagens como se fossem pessoas reais. De acordo com a assessoria de imprensa de Viver a Vida, o autor Manoel Carlos decidiu criar um blog para a personagem na novela, e o diretor Jayme Monjardim sugeriu que fosse feito um real também. Uma equipe de roteiristas é que alimenta os posts, mas dando a impressão de que é a própria Luciana quem escreve.

  • A personagem de histórias em quadrinhos chamada Luluzinha, agora em versão 'teen'
    também ganhou um blog. O endereço traz enquetes, jogos e links para o Twitter

Com uma média de 40 mil visitas por dia e cerca de 100 comentários em cada post, o diário virtual se “aproveita” da trama exibida para a criação de posts. Em diversos capítulos, Luciana e Mia leem opiniões de leitores deixadas no blog e sinalizam novas postagens. Por outro lado, os posts mostram emoções não declaradas nos capítulos.

Real e personagem

Tal aproximação é que faz os comentários serem tão “íntimos”. “A maioria das pessoas assiste a novela em um lugar aconchegante e cria um clima de proximidade com os personagens. Por isso é tão comum ver telespectadores tratando atores como os personagens que o interpretam quando os encontram pessoalmente”, diz Erick Itakura, psicólogo e pesquisador da PUC (Pontifícia Universidade Católica), em São Paulo.

A conclusão também se aplica ao blog quando o leitor não consegue entender que, assim como na novela, o que está escrito lá também é ficção. “Com a chegada da TV digital deve aumentar ainda mais a interatividade e isso é ótimo. O único problema é ficar atento para saber dividir os fatos”, aconselha Itakura. “A saída é interpretá-lo como um livro envolvente. Fechou, a história acaba”, completa o psicólogo.

Mais na Web

Além do blog, a emissora já fez algumas ações com TV digital, mostrando conteúdo de e-mails trocados entre personagens, por exemplo. O diretor Jayme Monjardim também criou um blog e um fotoblog para contar os bastidores da novela.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host