UOL Notícias Tecnologia

22/03/2010 - 22h49 / Atualizada 24/03/2010 - 20h39

Profissionais do UOL são premiados no Yahoo! Hack Day por aplicativo de F-1

Da Redação

Yahoo! Hack Day

  • Reprodução

    Aplicativo "F1 Results" mostra resultados de 1959 a 2009 da Fórmula 1 de forma interativa

Um aplicativo que reúne de forma interativa estatísticas históricas da Fórmula 1 foi o mais premiado do último Yahoo! Hack Day realizado neste último final de semana. Criado pelos desenvolvedores web do UOL Daniel Filho, Fábio Dan e Iraê de Carvalho, o programa ganhou nas categorias escolha do público, escolha do júri e melhor interface.

Baseado em um aplicativo utilizado em um campeonato de Mario Kart – um jogo de corrida protagonizado pelos personagens do “Super Mario” - o "F1 results" tem como objetivo mostrar dados estatísticos da Fórmula 1 com uma interface mais atraente, segundo Iraê. “Com ele é possível ver o desempenho dos pilotos nos últimos 60 anos da categoria, com gráficos coloridos, que demonstram os altos e baixos de pontuação”, explica.

O funcionamento do programa é simples: basta clicar no botão “Animate Season”, que o aplicativo mostrará, circuito por circuito, a evolução dos pilotos. Para ver o desenvolvimento dos corredores em outras datas, basta colocar o cursor em cima do ano e selecionar.

O evento
O Yahoo! Hack Day é um evento promovido anualmente pelo Yahoo! com o objetivo de reunir a comunidade de desenvolvedores web e incentivar a produção de aplicativos com as ferramentas do portal.

Pela segunda vez em São Paulo – a primeira edição no Brasil foi em 2008 – o Yahoo! Hack Day é organizado da seguinte maneira: no primeiro dia há um ciclo de palestras com desenvolvedores internacionais e, no segundo, um desafio, onde os desenvolvedores devem montar um programa, usando ferramentas da empresa, em 24 horas.

Daniel Filho ressalta a repercussão e a importância do prêmio na comunidade de desenvolvedores web. “Entre ontem e hoje, tivemos feedback de vários desenvolvedores brasileiros e estrangeiros”.

Ainda que o evento se chame HackDay, Iraê explica a confusão que existe com o termo hacker. “No Brasil, as pessoas acham que hackers são pessoas do mal, mas não: geralmente são desenvolvedores que pegam recursos que já existem e dão outra utilidade para eles”.

Além do “F1 Results”, o evento também premiou o aplicativo Infraero Parser (Danilo Bento), na quesito relevância pública; o SlideMeme (Carlos Duarte do Nascimento e Vanessa Sabino), como Melhor hack ligado a Meme; Filmes.cc (David Ruiz e Ricardo Felipe Noronha Martins), na categoria melhor uso da Plataforma Yahoo; Place Hacker (Maurício Maia), na Kept Local e Gas Finder (Eduardo Otubo e Luciano Camilo), como melhor aplicativo YQL (Yahoo Query Language).

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host