UOL Notícias Tecnologia

27/03/2010 - 07h00 / Atualizada 27/03/2010 - 07h00

Saiba como reduzir o consumo de energia do computador

GUILHERME TAGIAROLI | Do UOL Tecnologia
  • GettyImages

    No dia da "Hora do Planeta", o UOL reuniu algumas dicas para economizar energia no PC

Dicas para economizar energia no PC

Configure o sistema operacional para entrar em standby, após um tempo de desuso
Desligue o PC quando se ausentar por mais de meia hora; desligue o monitor, quando a ausência for superior a 15 minutos
Se possível troque seu monitor de tubo por um de LCD; o monitor de LCD é mais econômico
Evite utilizar proteção de tela. Só use se tiver um monitor de tubo ou uma tela de plasma
Quando não estiver usando a impressora ou scanner, deixe eles desligados da tomada
Ao comprar um computador, dê preferência aos de processadores multicore; eles utilizam o poder de processamento conforme a demanda

A campanha “Hora do Planeta”, idealizada pela ONG WWF, propõe que pessoas de todo o mundo apaguem as luzes e desliguem eletrônicos entre 20h30 e 21h30 (horário de Brasília) deste sábado (27). Com esse intuito, o UOL abraçou a causa e reuniu, abaixo, algumas dicas para economizar energia elétrica no computador. Confira:

CPU
Para reduzir o consumo, o conselho é deixar o computador no modo standby (em espera) quando não estiver em uso. O Instituto Akatu – que trabalha na questão do consumo voltado para a sustentabilidade – recomenda desligar o computador, quando for se ausentar por mais de meia hora.

Fome de energia
A Akatu, em seu site, dá como exemplo o quanto é possível economizar desligando o computador durante a hora do almoço por um ano. Essa ação faz com que uma pessoa deixe de jogar na atmosfera 18 quilos de CO2, que equivale à quantidade de carbono emitida por um carro ao percorrer 120 km.

Tempo para desligamento
A ONG recomenda desligar a máquina quando se ausentar por mais de 30 minutos. No caso de monitores, o ideal é desligá-lo quando se afastar por mais de 15 minutos.

Troca de monitor?
De acordo com o engenheiro elétrico da FEI Reinaldo Lopes um monitor de tubo antigo (CRT) gasta cerca de 150 W, enquanto um de LCD gasta algo em torno de 60 W. Logo, trocar um monitor CRT por um de tela fina não é bom apenas pela questão estética.

Proteção de tela
Por mais que sejam bonitos e impeçam que as pessoas vejam o que está ativo no computador quando está ausente, os protetores de tela fazem o monitor gastar mais energia. A melhor alternativa é desligar o monitor quando não estiver em uso ou deixar a tela com um fundo preto. “Quanto mais pontos pretos houver na tela, menor vai ser o gasto com energia em monitores”, recomendou o coordenador de dinâmica da Akatu, Ricardo Oliani.

No entanto, esse tipo de artifício, segundo Luiz Mariano, CTO da Positivo, é útil para quem usa monitores de tubo (CRT) ou telas de plasma, pois ajuda na conservação do equipamento. No caso do de Plasma evita manchas (burn-in) e no de tubo impede a criação de "sombras" na tela.

Configurações
Além de medidas de caráter mais prático, é possível também economizar energia com algumas configurações no Windows. Basta ir em Iniciar > Painel de Controle > Opções de Energia.

Na aba “Esquemas de energia” há vários perfis pré-configurados. É possível escolher após quanto tempo o sistema operacional pode desligar o monitor, discos rígidos e o intervalo de tempo de inatividade para que o PC entre em espera.

Standby
Deixar o aparelho em standby é melhor que deixá-lo ativo. No entanto, se for para deixar nesse estado por muito tempo, o conselho é desligá-lo da tomada. Segundo informações do Inmetro de 2007, aparelhos em standby encarecem em até 20% a conta de energia elétrica. A Energy Star – programa americano que certifica produtos energeticamente eficientes – estima que os americanos, no período de um ano, gastam 100 dólares a mais em suas contas, por deixarem aparelhos em standby ligados.

Economia na internet

Preocupados com a redução do consumo de energia, dois sites criaram uma “espécie” de interface gráfica para a busca do Google, só que toda preta, visando a economia de energia. Os principais nesse sentido – sem nenhuma relação oficial com o Google – são o PretoG e o Blackle. O Blackle, inclusive, informa que já conservou 1.772.498.185 watts por hora, só através da iniciativa de mudar a cara do Google – não há, no entanto, confirmação oficial desta informação.

Filtro de linha
Para poupar trabalho e não precisar desligar um aparelho por vez, a Energy Star recomenda o uso de filtros de linha. Além de proteger os equipamentos de descargas elétricas, centraliza a conexão de dispositivos.

Comparativo
A título de comparação o instituto Choice reuniu uma série de equipamentos eletrônicos e comparou o consumo deles em standby e ligados. Um desktop (processador Intel Dual Core, 2,13 GHz e 1 GB de RAM) ligado gasta cerca de 16,65 KWh. No modo standby gasta cerca de 1,2 KWh por uma semana. Um laptop (MacBook Pro 2,5 GHz Intel Core Duo, 2 GB de RAM), com características melhores que o desktop e no mesmo período, gasta 3,66 KWh ligado e 0,15 KWh em standby.

No levantamento também é possível notar a diferença de consumo entre monitores no período de uma semana. O monitor de tubo (PanaSync E70i de 17 polegadas) gasta ligado 12,24 KWh e em standby 0,49 KWh. Em comparação um monitor LCD de 19 polegadas (BenQ Q9W5) consome 5,51 KWh ligado. Em standby o consumo cai para 0,27 KWh.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host