UOL Notícias Tecnologia

29/04/2010 - 10h07

Steve Ballmer: países vão agir para oferecer banda larga de qualidade a baixo custo

JULIANA CARPANEZ||Do UOL Tecnologia
  • Shin Shimura/UOL

    Ballmer apresentou o novo Messenger e fez apresentação entusiasmada sobre cloud computing

Steve Ballmer, diretor-executivo da Microsoft, veio ao Brasil nesta semana para apresentar em primeira mão a nova versão do Messenger Live Messenger, entre outros compromissos. Na tarde de quarta-feira (28), depois de fazer uma apresentação a universitários sobre cloud computing (computação em nuvem), na Universidade de São Paulo, ele afirmou em entrevista coletiva acreditar que o Brasil e outros países vão trabalhar para oferecer banda larga de qualidade a baixo custo.

ÁLBUM DE FOTOS
Shin Shikuma/UOL
Clique para ampliar a foto

''Temos muita confiança que o Brasil e outros países do mundo entendem a importância da internet. Por isso, eles vão agir para garantir que haja uma banda larga de qualidade e financeiramente acessível para a população. Cada país tem sua própria discussão de como fazer isso, mas é importante pensar que esses debates levarão a diferentes formas de resolver a questão'', disse Ballmer.

A afirmação foi feita quando o executivo foi questionado sobre as deficiências da rede no Brasil, apresentadas nesta semana por um relatório do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).  “Muitos países hoje enfrentam o mesmo problema. Está na pauta da Microsoft fazer com que os governos entendam a importância da banda larga.”

Cloud computing
Em sua apresentação para estudantes de diversas universidades, o líder da Microsoft discursou entusiasmado -- algo comum quando se trata de Ballmer -- sobre da computação em nuvem: tecnologia que usa ferramentas instaladas em servidores remotos, em vez de rodá-las no computador, exigindo assim menos da máquina (entenda como funciona essa alternativa). O Google é uma empresa que aposta alto nessa opção: serviços como o Google Docs, Gmail, YouTube e Picasa armazenam dados do usuário na chamada nuvem e não em seu próprio computador, onde ocuparia espaço.

Ballmer disse esperar grandes impactos com essa para a sociedade, a economia e também para o ambiente de trabalho. O executivo, que acredita na existência de muito talento técnico no Brasil, afirmou que a computação em nuvem tornará mais fácil construir um negócio na área de tecnologia da informação e ganhar escala em todo o mundo (no final da palestra, para não perder a chance de deixar passar algum grande talento, Ballmer chegou a divulgar seu e-mail corporativo depois de desejar uma “ótima carreira” a todos).

“A próxima geração da tecnologia está baseada no poder dos processadores e na internet”, definiu, afirmando que a Microsoft investirá US$ 9 bilhões no próximo ano em Pesquisa e Desenvolvimento. “Quanto mais usarmos a nuvem, mais oportunidades vão existir. Precisaremos, por exemplo, pensar em formas de garantir a privacidade e a segurança dos dados que estão na rede. Será necessário criar novas tecnologias para ajudar as pessoas a protegerem suas informações.”

O líder da Microsoft afirmou que a computação em nuvem não representa uma ameaça à Microsoft, conhecida pela comercialização de licenças de software. Segundo ele, muitos usuários continuarão pagando por ferramentas que aumentam sua produtividade e continuará sendo necessário o uso de sistemas operacionais por muito tempo. ''As aplicações em nuvem vão precisar de sistemas operacionais para rodar pelo menos nos próximos 20 anos'', afirmou o sucessor de Bill Gates, o criador do Windows.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host