UOL Notícias Tecnologia

12/05/2010 - 13h06 / Atualizada 17/09/2010 - 12h53

Navegador atualizado exibe melhor conteúdo de sites e mantém o PC em segurança

Da Redação

Atualizada 14/05 às 15h30

Os navegadores, também chamados de browsers, são essenciais para a visualização de sites: sem eles, não seria possível acessar notícias on-line, fazer transações via internet banking ou atualizar seu perfil em redes sociais, por exemplo. Em outras palavras, sem eles você não navegaria na internet – daí o nome “navegador”. Para que o browser de sua escolha funcione da maneira adequada, no entanto, não basta baixá-lo: é preciso manter o programa sempre atualizado, para tirar melhor proveito de seus recursos e evitar problemas de segurança.

Para baixar a versão mais recente do seu navegador, clique sobre o nome do programa e, depois, selecione “download”.

- Chrome
- Firefox
- Internet Explorer
- Opera
- Safari

Sem os updates, o usuário pode ter sua navegação limitada. Isso porque, com o tempo, os antigos navegadores deixam de ser compatíveis com as novas tecnologias utilizadas nos sites. Quando isso acontece, é possível que algum tipo de conteúdo deixe de ser exibido e que alguns recursos fiquem indisponíveis para o internauta. O Google, por exemplo, já anunciou o fim do suporte para o Internet Explorer 6 (o browser da Microsoft está na versão 8).

  • Divulgação/Microsoft

    Em campanha pela adoção do Internet Explorer 8, Microsoft compara velho Explorer a um leite vencido

A própria Microsoft, em uma campanha pela adoção do Internet Explorer 8, acabou fazendo piada com o uso de programas antigos: a empresa comparou o velho Explorer 6 a um leite vencido. Na imagem (exibida ao lado), a mensagem é "se você não tomaria um leite depois de 9 anos, porque usar um navegador com 9 anos de idade?". 

Além das limitações, o usuário de navegadores antigos pode ser vítima de pragas digitais novas, contra as quais o programa datado não tinha qualquer proteção. Ou, ainda, deixar que pessoas mal-intencionadas explorem brechas de segurança atualizadas em somente em versões posteriores. “Muitas ameaças da internet podem ser minimizadas simplesmente com a atualização do software – especialmente do web browser. As versões antigas [desses programas] não estão preparadas para enfrentar as ameaças atuais”, diz um documento da Microsoft, referente ao IE8.

Os responsáveis pelos principais navegadores dão a possibilidade de seus programas serem atualizados automaticamente, quando uma nova versão é disponibilizada. Essas atualizações são sempre gratuitas.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host