UOL Notícias Tecnologia

17/05/2010 - 07h00 / Atualizada 17/05/2010 - 07h00

Idosos conectados aprendem com jovens que internet também é lugar de paquera

GUILHERME TAGIAROLI | Do UOL Tecnologia
  • GettyImages

    Em abril deste ano, o número de usuários no Brasil com mais de 50 anos chegou a 5,5 milhões

  • Arquivo Pessoal

    Marlise Danieli, 64, já namorou pessoas conhecidas pela internet

A ideia da internet como ponto de encontro para casais não está restrita aos jovens. Redes sociais, sites de namoro e murais de recado espalhados pelo ambiente virtual também são frequentados por idosos em busca de um parceiro – seja para namoro ou amizade (colorida, digamos). Em abril deste ano, por exemplo, o número de internautas no Brasil com mais de 50 anos chegou a 5,5 milhões (15% do total): deste grupo, 726 mil navegaram por sites como o Metade Ideal ou Par Perfeito em busca de companhia.

Marlise Danieli, 64, faz parte das estatísticas. A aposentada se cadastrou em sites de namoro e teve alguns relacionamentos. “Já namorei três pessoas que conheci na internet, mas não durou muito”, disse ela, que “nessa altura do campeonato” não está à procura de alguém para casar, mas para ser seu companheiro.

Segundo a coordenadora geral do Portal da 3ª Idade, Tony Bernstein, existe uma ideia equivocada de que o idoso tem de ficar em casa. “Ainda há uma cultura no país de que viúvo ou viúva deve ficar desse jeito para sempre, mas com a internet isso está mudando aos poucos. Os idosos estão cada vez mais abertos, está acontecendo um processo de transição de valores. Eles são super ativos e gostam de sair e se relacionar.”

No ar há quatro anos, o portal reúne dicas e notícias para esse público, além de um mural de amizade, onde os freqüentadores “se anunciam”.

A desproporção da participação de homens e mulheres nesse tipo de serviço, segundo Tony, é muito grande, sobretudo pelo fato de os homens mais velhos serem mais fechados: ”há muito mais mulheres que homens”. Tanto é que, em busca de entrevistados para a reportagem, os contatos feitos pelo UOL Tecnologia foram principalmente com o público feminino.

Ferramentas
O mural de amizade do Portal da 3ª Idade funciona como uma espécie de “balcão de avisos”, com formato de blog, e recebe “anúncios” tanto de pessoas que buscam um parceiro, como de idosos atrás de pessoas com interesses comuns. Há ainda os serviços de bate-papo por faixa etária.

Marlise, que é aposentada e trabalhou por muitos anos como secretária bilíngue, aprova a ideia de usar a internet como meio de busca de “pretendentes”. “Acho ótimo, pois não há muitos lugares para conhecer pessoas nessa faixa de idade. Já no mural de amizades e em sites de namoro há um público mais específico. A pessoa vê seu perfil, verifica se há identificação e interage se interessar”, explica.

  • Arquivo Pessoal

    Maria Eliete, 68, reclama das pessoas mais jovens que não querem comprometimento

Dificuldades
A aposentada Maria Eliete, 68, também busca uma companhia pela web, mas reclama que pessoas mais jovens não querem comprometimento. “Antigamente, a gente pegava na mão, ia ao parque, saía. Hoje, infelizmente, aparecem pessoas mais jovens que só querem aventura”, relata.

Segundo Maria Eliete, algumas idosas também são ludibriadas por homens mais jovens quando entram em serviços de bate-papo. “O problema são as senhoras mais carentes, que acabam caindo no conto do vigário”, analisa. “No começo eles até conversam bem, são simpáticos. No entanto, no final da conversa, pedem a gente mostrar o corpo. Comigo não tem vez, se pedir isso, bloqueio na hora”, afirmou Eliete.

Maria Cardoso, 72, teve algumas experiências ruins de bate-papo via webcam. Durante a conversa, as pessoas pediam para ela se despir. “Você tem mãe em casa? Então peça para ela tirar a roupa”, era uma das respostas que a professora dava aos “pervertidos”.

Namoro ou amizade?
Além de querer encontrar um parceiro, há muitas pessoas da geração do namoro no portão que buscam na internet apenas amigos, alguém para conversar ou, até mesmo, companhias para uma viagem. “Trabalhei em um hospital e saí da minha tribo. Uso a internet para procurar novas amizades”, afirma a também aposentada Maria Cecília, 63.

Auxiliada por familiares no uso do computador, Cecília gosta de jogar baralho, ver filmes e ir ao teatro. Mas também usa bastante a internet. “Gosto de fazer pesquisas no Google. Entro com certa freqüência no MSN, converso com algumas pessoas pelo Skype e, mais recentemente, meus netos criaram um perfil no Orkut para mim.”

Você tem mãe em casa? Então peça para ela tirar a roupa

Maria Cardoso, 72, sobre pervertidos na web

Diferente de Cecília, Maria Cardoso (aquela que desafiava os atrevidos no bate-papo) aprendeu a mexer na internet de forma mais independente. “Quando minha filha morava comigo, ela tinha um computador, mas eu não mexia com medo de quebrar. Depois de um tempo, pedi que eles me dessem um para eu aprender a mexer”, disse ela que, logo após a compra, se matriculou em um curso de informática.

Na internet, Maria Cardoso já fez várias amizades, até com pessoas de outros países, mas o que gosta mesmo é de ver seus e-mails, sobretudo aqueles com poesias, e acessar portais culturais.

Questionadas sobre a possibilidade de busca de parceiros na web, Maria Cardoso foi enfática. “Os homens da minha idade já estão ‘arrebentados’. Não de corpo, mas de cabeça. E, sinceramente não estou pensando em encontrar agora o homem da minha vida”. Em contraposição, Cecília deixa a dúvida: “nunca digo dessa água não beberei, mas, por enquanto, só busco amizades”.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host