UOL Notícias Tecnologia

18/05/2010 - 12h25 / Atualizada 18/05/2010 - 12h25

Busca virtual revela que publicitário fala muito na web, mas para poucos

ANA IKEDA | Do UOL Tecnologia
  • Reprodução

    Doda em foto do perfil no Twitter

Depois de 30 abas abertas no Firefox, começa a saga para descrever Edoardo Vilhena, o Doda: 31 anos, publicitário, redator, “paraense de nascimento e paulistano de moradia”, como diz em seu blog. Uma descrição muito simplista para alguém com vida bem intensa nesta World Wide Web.

Doda Vilhena é uma enxurrada de informações na internet. Não que tenha dado para descobrir o número do seu celular, a placa do seu carro ou a marca preferida de cueca, mas o publicitário usa o espaço virtual como uma válvula de escape para seu humor nonsense e sarcástico. Além do seu blog “pessoal”, o Bloda, ele colabora em pelo menos mais três outros (Ressaca Moral, Bombril na Antena e Placa na Cueca). Para a leitora “estrangeira”, a impressão que os textos deram foi a de uma piada interna sem fim, que seus amigos – blogueiros ou não – devem adorar. Mas meu nível em “Dodês” é ainda para lá de iniciante (confira aqui as opiniões do próprio Doda sobre seu raio-x virtual).

Uma coisa é certa, a popularidade de Doda é alta (se é que isso pode ser medido apenas números): no Orkut, 526 amigos; no Facebook, 323; no Twitter, 728 seguidores; no LinkedIn, 79 conexões; no MySpace, só 31 (mas também, quem é que ainda tem perfil lá?). Ele usa também o Google Reader, que não informa publicamente o número de seguidores.

Como é redator, o nome Edoardo Vilhena pipoca no Google em vários sites da área de publicidade com fichas técnicas de campanhas. Pelo LinkedIn, fica fácil saber que Doda trabalha na agência Talent desde julho do ano passado, é formado em Publicidade pela Universidade da Amazônia, tem um portfólio bem bacana com peças para grandes empresas. O LinkedIn mostrou ainda que a distância entre nós é de apenas três graus de separação (nossos contatos de primeiro grau se conhecem).

Pela busca do Google, também deu para descobrir que o publicitário já protestou, em entrevista a um portal concorrente, contra uma possível hecatombe na blogosfera brasileira do Wordpress em abril de 2008: uma ordem judicial para o bloqueio de uma página num blog dentro do serviço só poderia ser cumprida se os provedores barrassem o acesso a todos os outros blogs.

Outra do Google: uma matéria de um portal do Pará de maio de 2009 revela que Doda não torce mais com a mesma “intensidade” para o Remo, depois da primeira queda do time para a terceira divisão. E que Doda está há cinco anos vivendo em São Paulo.

  • Reprodução

    Blog do publicitário Doda Vilhena divulga endereços de e-mail, MSN e sua página no Twitter

Só na piada interna

No Facebook, um pequeno round de informações pelos posts do mural, abertos a quem queira lê-los. Doda tem um iPhone, que usa de vez em quando para postar (inclusive, da sua própria cama). Uma atualização antiga diz que ele está em um "relacionamento sério". Mas paixão declarada mesmo Doda tem é por uma Heineken.

Tuiteiro assíduo, Doda segue o tom “estou falando com meus amigos, vê se não me enche”, com um humor que agora dá para definir melhor do que como nonsense: é o humor Dodês. “Pela volta da pochete e do pastor alemão”. Nas entrelinhas dos tweets, vemos que ele tem uma queda pela Cate Blanchett, não gosta do Juca Kfouri e sai para beber com os amigos mais frequentemente aos sábados. Corriqueiramente, acorda de ressaca.

Depois de muita andança nas redes sociais, desconfio que o publicitário é fã de rock. Bandas como Ramones, AC/DC, Beatles, Queens of The Stone Age aparecem explícita ou subliminarmente em posts aqui e acolá. Há também uma paixão por games e suspeito que Doda é dono de um PS2, mas fã das antigas: prefere videogames com no máximo meia dúzia de botões no joystick.

Pelo Pipl, ferramenta de buscas de pessoas, uma das últimas descobertas foi uma foto de Doda na festa de aniversário em janeiro de 2009 de sua amiga Marina, que postou fotos do evento no Flickr.

Do MySpace, apenas um detalhe muito intrigante: Doda é pisciano.

Será que é ele?

Em 14 de setembro de 2009, um tal de Edoardo Vilhena estava em dúvida se deveria comprar um Peugeot 106 ou um Fiesta/98/2000. Seria para rodar uns 20 km em SP e eventualmente “pegar a estrada para o litoral”. Num fórum sobre carros, ninguém o ajudou a dirimir sua dúvida. Ele mesmo respondeu que já estava quase decidido pelo Peugeot, mas ainda queria dica sobre o modelo. Se existisse uma ferramenta para comparar “estilos de escrita na web” quase como numa perícia grafotécnica, diria que se trata apenas de post de um homônimo do Doda.

Análise de Edoardo Vilhena sobre seu raio-x virtual

De acordo com Doda, em geral as informações estão de acordo com a realidade. Mas algumas devem ser corrigidas e atualizadas.

Na verdade, ele não tem um PS2 como dito pela repórter, que achou uma menção ao aparelho em um post no Twitter. Doda informa que tem um Xbox 360.

O entrevistado também afirma que o Freeko não foi citado na lista de blogs nos quais colabora. A repórter até achou a colaboração, mas preferiu não incluí-la porque o Freeko não é citado no seu blog pessoal, o Bloda, na lista de blogs em que colabora. Outro blog, citado no Bloda, mas que não foi incluído na lista é o Pobre WA, cuja última atualização é de setembro de 2009.

Sobre o Facebook, o último erro de informação. Doda não está mais em um relacionamento sério.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host