UOL Notícias Tecnologia

18/05/2010 - 12h24 / Atualizada 18/05/2010 - 12h52

UOL Tecnologia mostra o que a internet pode revelar sobre completos desconhecidos

Da Redação

O site de relacionamentos Facebook vem sendo alvo de críticas pelo fato de não dar a devida atenção à privacidade de seus usuários. Mas se o sigilo das informações pessoais interessa tanto aos internautas, certamente há um descompasso entre o que eles querem e o que fazem nas redes sociais: basta navegar na internet para encontrar (muitas) informações que essas próprias pessoas postam no Twitter, Orkut, Facebook, Flickr e diversos outros sites muitas vezes “dedurados” em uma rápida busca pelo Google. Para saber o que dá para descobrir sobre um internauta desconhecido, a equipe do UOL Tecnologia enfrentou o desafio de vasculhar a vida virtual de quatro pessoas – e as descobertas não foram poucas.

Como num amigo secreto – em que o objetivo era manter o mínimo possível em segredo –, os repórteres Ana Ikeda e Guilherme Tagiaroli, a editora Juliana Carpanez e o blogueiro Renato Bueno indicaram para a reportagem o nome de conhecidos que toparam passar por um raio-X virtual. Os quatro nomes foram distribuídos de modo que cada “detetive virtual” tivesse de investigar pela internet a vida de um completo estranho, que depois faria uma avaliação sobre o que foi descoberto. O resultado você confere nos trechos a seguir, com links para as reportagens completas com o conteúdo das investigações.

Edoardo Vilhena por Ana Ikeda (leia o raio-x virtual completo)

Depois de 30 abas abertas no Firefox, começa a saga para descrever Edoardo Vilhena, o Doda: 31 anos, publicitário, redator, “paraense de nascimento e paulistano de moradia”, como diz em seu blog. Uma descrição muito simplista para alguém com vida bem intensa nesta World Wide Web. Doda Vilhena é uma enxurrada de informações na internet. Não que tenha dado para descobrir o número do seu celular ou a placa do seu carro, mas o publicitário usa o espaço virtual como uma válvula de escape para seu humor nonsense e sarcástico.

Hildo Henry Maesima por Renato Bueno (leia o raio-x virtual completo)

Quando a tarefa é rastrear pessoas online, existe uma tênue fronteira entre maníacos perseguidores e jornalistas: um deles ganha para isso, apesar de os dois poderem ser presos. No caso de Hildo Henry Maesima, porém, a busca foi simples, o que deve poupar as autoridades de prosseguirem com qualquer investigação criminal. Em poucos cliques encontrei o "procurado" no Orkut, no Facebook e no Linkedin. As informações foram suficientes para traçar interesses pessoais, formação profissional, hobbies e amigos.

Murilo Silva por Guilherme Tagiaroli (leia o raio-x virtual completo)

Murilo Silva é um nome mais popular na internet do que eu imaginava. Em uma busca no Google apresentou 4,37 milhões de resultados. Em comparação com nomes comuns de brasileiros, Murilo Silva lidera com folga. Para me ajudar no “dossiê Murilo Silva”, quem me passou o nome deu uma dica: seu apelido na internet é tomboderider. Graças à indexação de usuários do Twitter, não foi nada difícil achar meu personagem buscando pelo seu nickname, pois é um dos primeiros nas buscas do Google.

Renan Betioli Miranda por Juliana Carpanez (leia o raio-x virtual completo)

Quando recebi a missão de levantar o máximo de informações sobre um desconhecido na internet, identifiquei um problema. Pelo fato de meu “alvo” ter dois sobrenomes, talvez não aparecesse sempre como Renan Betioli Miranda. Apostei no nome incomum e fiz uma busca por “Renan Betioli”. Apesar de o Google sugerir Ronan Bertoli – um modelo com barriga de tanquinho, como mostra o Google Images –, mantive minha aposta e encontrei 148 resultados. O primeiro deles, uma conta no Twitter, com foto, que indicava o link para um perfil no Orkut. Aí sim, a brincadeira começou a ficar divertida.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host