UOL Notícias Tecnologia

19/05/2010 - 14h13 / Atualizada 20/05/2010 - 18h57

Paquistão bloqueia acesso ao Facebook no país

Da Redação
  • Farred Khan/AP Photo

    Estudantes paquistaneses protestam contra página no Facebook de desenhos sobre Maomé

O governo paquistanês ordenou que as empresas que fornecem acesso à internet no país bloqueiem o Facebook. O motivo da proibição, feita nesta terça-feira (19), é que há páginas na rede social que encorajam usuários a postar imagens de Maomé. De acordo com os preceitos da religião islâmica, não se pode usar indevidamente imagens do profeta. As informações são da agência AP.

O processo para bloqueio do site no país foi movido por um grupo de advogados muçulmanos. Segundo a ação deles, ganha na corte do país, os provedores devem bloquear o acesso à rede social até o dia 31 de maio. No entanto, nesta quarta pela manhã, o acesso ao Facebook no país estava instável, aparentemente devido à implementação da decisão.

A página na rede social que encorajou a ação dos advogados é a "Everybody Draw Mohammed Day!" (“Todo mundo desenhe no dia de Maomé”, em tradução livre). A comunidade pede a usuários que postem imagens, nesta quinta-feira (20) do profeta. A ação é um protesto contra grupos radicais muçulmanos que ameaçaram os criadores do desenho “South Park” por usarem a imagem de Maomé em um episódio.

Em Karachi, um cidade do sul do Paquistão, cerca de duas mil estudantes fizeram um protesto pedindo que o Facebook fosse banido no país por tolerar aquele tipo de página. Alguns rapazes, na mesma cidade, também protestaram contra a rede. Eles saíram em passeata convocando uma guerra santa contra aqueles que blasfemam contra o profeta.

“Nós não estamos tentando difamar os muçulmanos”, diz a seção de descrição da página no Facebook, que motivou a ação do governo paquistanês. “Nós simplesmente queremos mostrar aos extremistas que nós não temos medo deles. Que eles não podem tirar nosso direito de liberdade de expressão, tentando nos assustar”.

Uma série de charges do profeta foi publicada em jornais dinamarqueses em 2005 e gerou uma série de protestos em várias partes do mundo, inclusive no Paquistão, contra cartunistas.

Alguns países, como a China, já bloquearam o acesso ao Facebook, mas alguns usuários, frequentemente, usam serviços de Proxy para poder furar o bloqueio.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host