UOL Notícias Tecnologia

20/05/2010 - 14h04 / Atualizada 21/05/2010 - 20h00

Google apresenta nova versão do Android com suporte ao Flash

Da Redação*

Android 2.2 (Froyo)

  • Divulgação

    Google ainda não anunciou disponibilidade do sistema para upgrade em celulares Android

*Atualizada às 16:05

Durante o Google I/O, evento voltado para desenvolvedores, o Google apresentou a nova versão do sistema operacional para celulares Android nesta quinta-feira (20), em São Francisco, nos Estados Unidos. Chamada Froyo (Android 2.2), a nova versão vem com suporte ao Adobe Flash Player – tecnologia “abominada” pelos gadgets da Apple. As informações são do Engadget.

Antes da apresentação da nova versão, Andy Rubin, engenheiro do Google, divulgou alguns dados sobre o Android. Segundo ele, já há mais de 60 aparelhos que rodam o sistema operacional. Além disso, na Android Market – loja de aplicativos para o sistema – há mais de 50 mil aplicativos disponíveis. A empresa divulgou que  180 mil desenvolvedores trabalham em aplicativos Android.

Além do suporte ao Flash, o Android 2.2 (Froyo), segundo a empresa, tem o navegador móvel mais rápido do mundo. A performance dos aparelhos com o sistema ao rodar aplicações javascript será de duas a três vezes melhor. Usuários de conta de e-mail Microsoft Exchange agora terão uma opção nativa para ler e-mails, antes era necessário a instalação de algum aplicativo da Android Market.

Entre as novidades do sistema estão a API para fazer backup de dados de aplicação, melhorias no comando de reconhecimento de voz e a possibilidade de realização de tethering – quando o celular se transforma em um modem para conexão à internet.

Uma reclamação recorrente dos telefones com o sistema do Google é que os usuários só poderiam instalar aplicativos na memória interna do celular. Com a nova versão do Android será possível mover os aplicativos para o cartão de memória microSD. A mudança, segundo a empresa, ocorreu, pois dados mostraram que usuários instalam mais de 40 aplicativos em seus aparelhos. O Android 2.2 também terá uma opção para atualização automática de aplicativos. Por enquanto, o Google não divulgou quando a nova versão estará disponível para upgrade.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host