UOL Notícias Tecnologia

09/06/2010 - 14h00 / Atualizada 27/01/2011 - 17h59

Novos recursos do Orkut "imitam" ferramentas do Twitter e Facebook

Da Redação
  • Divulgação

    A partir da próxima quinta-feira (9), usuários poderão enviar scrap privado e comentar mensagens

A partir desta quinta-feira (10), os usuários do Orkut terão acesso a um pacote de novidades: eles poderão enviar scraps (recados) privados, comentar recados de outras pessoas e terão mais recursos de privacidade na janela de configurações. O usuário poderá limitar, além do acesso às fotos, a visualização de scraps e vídeos. As implementações, na linha do que já existe no Twitter e Facebook, foram anunciadas pela filial brasileira do Google nesta quarta-feira (9).

O recurso de scrap privado, pela descrição, lembra muito as mensagens diretas (DM ou direct message) do Twitter, e a possibilidade de comentar mensagens de outros usuários se assemelha ao Facebook. Apesar disso, a empresa não confirma ter implementado as novidades com base no que a concorrência já oferece.

“Os participantes do Orkut estão há mais tempo usando a rede social. Temos um usuário mais avançado em comparação ao de outros países”, afirmou Vitor Ribeiro, diretor de produtos do Google para a América Latina, rebatendo o questionamento sobre uma possível “inspiração” nos concorrentes.

As novidades, de acordo com o diretor de produtos do Google, foram baseadas em testes de usabilidade e na demanda de usuários. A questão do scrap privado fará com que um internauta, por exemplo, não precise mandar um depoimento (testimonial) para outra pessoa, quando não quiser que outros vejam o conteúdo.

O recurso que fará com outros usuários façam comentários sobre scraps também permitirá que outras pessoas sejam incluídas na conversa, criando, segundo a empresa, “um novo jeito de interagir dentro da rede social”. Todos os usuários inseridos na conversa receberão todas as mensagens em seu perfil.

O recurso que controla a visualização de “adesão” a uma comunidade ainda está em pauta. Isso faria, por exemplo, com que apenas amigos selecionados de um usuário soubessem que ele entrou em uma comunidade sobre pornografia. No entanto, será possível escolher outros tipos de informação – como scraps, vídeos e fotos -- visíveis a determinados grupos.

Segundo Vitor Ribeiro, a ampliação de recursos de privacidade – iniciada em outubro de 2009 com o lançamento do novo layout do serviço – tem como objetivo fazer com que o internauta tenha mais clareza sobre o que ele posta na rede social. “O usuário vai saber se o que ele divulga estará público para a web, visível apenas para amigos ou por um grupo selecionado de pessoas.”

  • Divulgação

    Com novas ferramentas, usuário poderá limitar acesso a fotos, vídeos e recados na rede social

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host