UOL Notícias Tecnologia

16/06/2010 - 11h02 / Atualizada 16/06/2010 - 11h17

YouTube lança ferramenta para edição de vídeos online

Da Redação

O YouTube liberou uma nova ferramenta de edição de vídeos para seus usuários, informam os sites de tecnologia CNET e Softpedia.

O editor online tem funções básicas e está longe de concorrer com ferramentas profissionais, como o Final Cut da Apple e o Premiere da Adobe.

Mas de acordo com o Stephen Shankland, editor da CNET, o lançamento mostra uma mudança significativa na filosofia do site de vídeos do Google, que dará aos usuários não só a possibilidade de compartilhar vídeos, como a de produzir conteúdo mais criativo e artístico.

Como funciona

Para utilizar a nova ferrramenta, o usuário deve arrastar as imagens de pré-visualização (thumbnails) do vídeo até a linha de edição que fica abaixo dele. Ao passar o mouse sobre a imagem, aparecerá um ícone de “tesoura” e, ao clicar nele, é possível cortar o começo ou o final do vídeo.

É possível pré-visualizar o vídeo editado em baixa resolução e salvá-lo na sua coleção. Salvar o vídeo é uma tarefa rápida, uma vez que eles já estão carregados dentro do YouTube.

Além de cortar o vídeo, o usuário pode colocar uma música ou trilha de fundo. A partir daí, estão disponíveis os recursos usuais, como legendas, tags, permissões de compartilhamento, entre outras.

O editor de vídeo não tem efeitos de transição, já que a ferramenta ainda está em fase de teste. Mas é possível que mais recursos seja adicionados pelo YouTube em breve. 

  • Reprodução/CNET

 

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host