UOL Notícias Tecnologia

21/07/2010 - 14h33 / Atualizada 27/01/2011 - 17h54

Facebook alcança marca de 500 milhões de usuários

Da Redação
  • Reprodução/Facebook Thanks

    Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, agradece usuários por ter alcançado marca de 500 mi

Mark Zuckerberg, diretor executivo do Facebook, anunciou nesta quarta-feira (21) que a rede social já alcançou 500 milhões de usuários ao redor do mundo. O anúncio foi feito pelo próprio Zuckerberg por meio de um post no blog do Facebook.

A rede social, que já era a mais acessada no mundo, agora tem mais que o dobro de usuários que, por exemplo, a população brasileira. Segundo o Factbook – relatório da CIA com informações sobre todos os países do mundo –, há 201,1 milhões de habitantes no Brasil.

Para comemorar o feito, a rede social lançou um aplicativo especial chamado Facebook Stories, onde usuários poderão compartilhar e ler histórias de como a rede social impactou a vida das pessoas.

Bem Saylor, 17, por exemplo, organizou uma comunidade para reconstruir um teatro antigo de Kentucky, chamado Pioneer Playhouse. Já Anders Fogh Rasmussen, primeira ministra da Dinamarca, organizou uma caminhada com 100 fãs delas na rede social.

“Nossa missão com o Facebook é ajudar a fazer um mundo mais aberto e conectado. Histórias como essas são exemplos de que nossa missão tem inspirado as pessoas. Eu nunca imaginei que tentas pessoas usariam o Facebook, quando comecei com a rede social há 6 anos”, escreveu Zuckerberg em post no blog do Facebook.

Funcionários do mundo todo do Facebook, inclusive o próprio diretor executivo da empresa, postaram mensagens de agradecimento pela marca de meio bilhão de usuários no site www.facebook.com/thanks.

Em apresentação durante o festival de Cannes, ocorrida em 23 de junho, o criador da rede social já havia comentado que o Facebook estava próximo de chegar à marca dos 500 milhões de usuários e ainda afirmou que, em cinco anos, um bilhão de usuários em todo o mundo estariam usando o site de relacioanamentos.

Na ocasião, ele ainda comentou de que o Facebook estava indo mal apenas em quatro países: Coreia do Sul, China, Rússia e Japão. No Brasil, o Facebook ainda é coadjuvante, perto do domínio do Orkut no país.

Histórico
O Facebook foi criado por Mark Zuckerberg em 2004, na época em que era estudante da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Atualmente, com 26 anos, Zuckerberg é um dos jovens mais ricos do mundo, segundo a revista americana “Forbes”, com uma fortuna estimada de US$ 4 bilhões.

Em função da popularidade da rede social e o mau uso por parte de alguns usuários, o Facebook foi alvo de várias críticas fazendo, por exemplo, com que a rede social fosse bloqueada no Paquistão. Sem contar casos em que criminosos se utilizaram da rede para praticar pedofilia ou até assassinatos.

As constantes reclamações, ligadas ao campo da privacidade, fizeram com que a empresa mudasse a forma de controle de informações pessoais do usuário no mês de maio. A partir desta data, por exemplo, ficou mais simples bloquear o acesso de aplicativos de terceiros ao perfil e tornar informações, como fotos, disponíveis de forma personalizada.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host