UOL Notícias Tecnologia

28/07/2010 - 18h20 / Atualizada 28/07/2010 - 18h28

Lula nega interferência em negociação da Telefônica, Oi e Portugal Telecom

Da Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou nesta quarta (29) qualquer interferência do governo brasileiro nas negociações entre as empresas Portugal Telecom, a espanhola Telefônica e a brasileira Oi.

“O Brasil não pode nem poderia ter nenhuma influência nas negociações entre a Telefônica da Espanha e a Portugal Telecom. São dois países soberanos. Segundo, o que estou sabendo é que a parte brasileira e privada da Oi está negociando com a Portugal Telecom e da parte do governo está sendo acompanhado pelo BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]”, disse Lula, ao ser perguntado por jornalistas sobre o assunto.

A Portugal Telecom anunciou nesta quarta a venda para a Telefônica dos 30% que controlava na Vivo e um acordo para adquirir 22,4% da Oi. Caso a operação se concretize, a Oi assumirá um percentual de 10% no capital da operadora portuguesa.

O presidente também afirmou que a Oi continuará sendo “brasileira da Silva”, mesmo com a compra de parte da empresa pela Portugal Telecom. “A única coisa que posso garantir para vocês é que, enquanto eu for presidente, a empresa vai continuar uma empresa nacional. Foi para isso que ela foi criada, para ser uma empresa nacional, ajudar o país na banda larga, na questão de defesa”, afirmou Lula.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host