UOL Notícias Tecnologia

12/08/2010 - 07h00 / Atualizada 24/01/2011 - 16h09

Entenda como funciona o ''radar de internautas'' Foursquare

ANA IKEDA | DO UOL Tecnologia

Você já deve ter visto algum amigo no Twitter ou Facebook dizendo: “I’m at Rancho da Coxinha (Av. Não Existe Isso é um Exemplo, 000, São Paulo). http://4sq.com/...” e, se não anda ligado nas novidades, ficou “boiando”. A mensagem automática é do Foursquare, rede que mescla geolocalização e dicas sobre serviços, além de apontar exatamente onde uma pessoa está e o que está fazendo (ou ao menos, você pode presumir, como no exemplo, que ele está saboreando um salgado).

Com pouco mais de 2 milhões de usuários, o Foursquare vem crescendo a passos largos – em média, a rede ganha 15 mil novos perfis por dia – segundo dados aproximados do site ''TechCrunch''. Criado por Dennis Crowley com o intuito de “estimular as pessoas a explorarem as cidades onde moram”, o serviço virou febre nos EUA e Europa e já tem um valor estimado de US$ 95 milhões. No Brasil, ele chegou timidamente, mas conforme o número de smartphones vendidos vai crescendo, fica cada vez mais comum achar um amigo inscrito no serviço.

Um dos grandes trunfos da rede social é sua integração com o Twitter e Facebook, que acaba funcionando como uma grande propaganda do serviço. Assim, mesmo que você ainda não seja um usuário do Foursquare, ao acompanhar uma dessas outras redes, consegue saber em tempo real onde um amigo está.

Mas um dos princípios básicos do Foursquare não é mostrar se fulano ou ciclano está em determinado local: ao visitar um estabelecimento, você pode fazer um comentário sobre como foi atendido, o que vale a pena experimentar, o que não recomenda, entre outras coisas. Ao fazer o login no sistema, um outro usuário que estiver na mesma região tem acesso a uma lista de serviços previamente avaliados, podendo escolher qual estabelecimento prefere visitar.

Outro recurso interessante é criar uma rede de amigos no serviço, comparar hábitos e locais que mais gostam de frequentar – até mesmo descobrir, por acaso, que um deles está próximo de você. Como existe um ranking de pontos e “condecorações”, você também acaba competindo com seus contatos na rede.

Se você ainda não conhece o Foursquare, veja abaixo algumas informações básicas sobre a rede social preparadas pelo UOL Tecnologia. Quem sabe, você se anime a utilizar o serviço. Ou prefira ficar longe dele (para preservar sua privacidade).

O que é?
O Foursquare é um serviço que combina geolocalização (coordenadas que indicam exatamente onde você está) com dicas sobre locais que frequenta em tempo real. Você faz o login no sistema e insere comentários sobre bares, restaurantes, hotéis, cinemas, museus, lavanderias, pet shops, cabeleireiros ou quaisquer estabelecimentos que julgue valer a pena indicar aos amigos e outros perfis.

Como funciona?
Quanto mais logins entradas no sistema, os check-ins, mais pontos você ganha. Há uma série de condecorações (em inglês, chamadas de badges), que variam de acordo com seus hábitos e número de vezes que frequenta determinado local. Além disso, pontos são acumulados e vão para dois rankings, um com quem está na sua rede de amigos, outro com todos os usuários do Foursquare. Colecionar badges pode virar uma verdadeira febre – quanto mais conderações, mais uma pessoa é “admirada” (e diferenciada) entre seus pares.

Como criar um perfil?
É possível criar uma conta diretamente do seu celular, mas a inscrição é mais rápida e prática usando um computador com internet. Essa dica é útil principalmente para quem pretende usar o Foursquare, mas não tem um smartphone. Quem possui um celular com acesso WAP também pode usar o serviço (desde que tenha consciência de que gastará seus créditos para isso).

Já existem aplicativos do Foursquare para iPhone, Android, Blackberry e Palm. Outros celulares podem acessar o endereço para dispositivos móveis (http://foursquare.com/mobile). Inclusive, esse endereço pode ser acessado em qualquer browser em desktops – mas o serviço perde a graça (que é a mobilidade das pessoas).

Consigo achar amigos no serviço?
Ao criar uma conta no Foursquare, há a opção de sincronizá-la seu perfil no Facebook ou Twitter. Dessa forma, um post será atualizado nos seus perfis dessas redes sociais. Você também pode adicionar amigos que também usam o serviço, assim o Foursquare irá avisar se eles estão perto de você. Para quem usa Gmail, também dá para importar os contatos.

Como eu ganho badges (condecorações)?
Não há uma regra específica, mas é possível afirmar que quanto mais check-ins em lugares diferentes, mais badges você ganha. Por exemplo, se você fizer check-ins em dez locais diferentes, ganha a de “Adventurer”. Você pode virar o “prefeito” de um lugar se o Foursquare identificar seu perfil como o que mais faz check-ins lá. São inúmeras possibilidades de condecorações e a impressão é que não dá para descobrir sozinho todas elas. O UOL Tecnologia dá uma mãozinha e mostra as mais comuns para você.

Todo mundo vai saber onde estou?
Depende. Você pode mostrar suas atualizações para todo mundo ou apenas para seus amigos. Existem dicas que ajudam a preservar sua privacidade – mas se você se preocupa muito com o assunto, talvez seja melhor não entrar para a rede.

O próprio Foursquare pergunta, antes de enviar a informação de onde você está, se você deseja compartilhar essa informação só com amigos da rede ou também no Twitter e Facebook. Você pode ser mais radical e não sincronizar sua conta com essas redes sociais, evitando que algum dos seus seguidores retuíte a mensagem para terceiros (que você não faz ideia quem são).

Outra dica é procurar fazer check-ins em locais públicos e com bastante movimento ou estar acompanhado de um amigo. Outra alternativa é mentir para a ferramenta: faça o check-in quando você estiver saindo do local.

Vale a pena me inscrever no Foursquare?
Para quem é do tipo caseiro, não sai muito e utiliza outros meios para ter referências sobre serviços e estabelecimentos, criar um perfil no Foursquare não compensa. Outro ponto negativo é o número pequeno de usuários no Brasil. O serviço é mais interessante se um grande número de pessoas emite avaliações – afinal, quanto mais informações, mais referências e melhor a sua escolha do que vai frequentar. Ainda, se você é muito preocupado com questões de privacidade, será difícil desfrutar do Foursquare, porque terá de desabilitar tantos recursos que o serviço perderá seu objetivo básico.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host