UOL Notícias Tecnologia

12/08/2010 - 13h34 / Atualizada 12/08/2010 - 14h58

No Brasil, rede social para fins pessoais ainda ''dá lavada'' no uso corporativo

JULIANA CARPANEZ | Do UOL Tecnologia

Você já convenceu o chefe que passa o dia do Twitter por causa do trabalho. Agora, então, será preciso fazê-lo acreditar que você faz parte do universo de 16% dos internautas brasileiros que acessam as redes sociais com foco em objetivos profissionais. Os outros 84%, diz o estudo do Ibope Nielsen Online, admitem que o principal interesse em sites como Orkut, Facebook e Twitter é mesmo pessoal. As informações foram divulgadas nesta quinta (12), no evento “15 anos de internet – não dá para viver sem”, realizado em São Paulo pelo IAB (Interactive Adversing Bureau) Brasil.

Se o chefe não engolir a história, jogue então outro dado da pesquisa. Os usuários de redes sociais, diz o Ibope Nielsen Online, afirmam acessar esses sites, em 98% dos casos, quando estão em suas casas (agora, sim!). A porcentagem de acesso no trabalho chega a 34%, seguida por casa de amigos (17%), escola e faculdade (13%), lan houses e locais públicos (12%), celular pós-pago (10%), outros locais (7%) e celular pré-pago (6%).

Esse público é formado principalmente por homens: 54%. Quando os internautas foram questionados se acreditam que as redes sociais fornecem todas as informações necessárias para deixá-los atualizados com notícias de seu interesse, 33% disseram que sim (desses, 54% eram mulheres). No entanto, uma parcela menor (12%) afirmou que esses sites podem substituir os meios de comunicação tradicionais.

“Se o internauta segue os perfis de seu interesse no Twitter, por exemplo, já faz um filtro das informações que considera importantes receber. Seja de uma celebridade ou de um conhecido”, afirmou Fábia Juliasz, diretora-executiva do Ibope Nielsen Online. A pesquisa conclui que a recomendação e experiência compartilhadas em redes sociais têm muito mais valor que a publicidade.

O estudo considerou um universo de 22,3 milhões internautas do Brasil, com 18 anos ou mais. Desses, 20,7 milhões (ou 92%) usam redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, Hi5 ou Sonico.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host