! Orkut muda layout com criação de grupos automáticos e mais níveis de privacidade - 24/08/2010 - UOL Tecnologia - Da Redação

UOL Notícias Tecnologia

24/08/2010 - 14h16 / Atualizada 27/01/2011 - 15h42

Orkut muda layout com criação de grupos automáticos e mais níveis de privacidade

ANA IKEDA | Do UOL Tecnologia

“O DNA do Orkut mudou.” A rede social mais usada no Brasil e que já tem mais de 85 milhões de usuários em todo mundo apresentou nesta terça (24) mudanças no design dos perfis, para se tornar uma ferramenta para reunir círculos sociais diferentes e não apenas “amigos” indistintamente. Segundo o Google, o novo layout está liberado para alguns perfis desde meio-dia de hoje e deve chegar a um número maior de contas até o próximo final de semana.

As mudanças permitirão aos usuários organizar melhor seus contatos em diversos grupos. Apesar do recurso de criação de grupos já existir em versões anteriores, a diferença é que a ferramenta ficou mais simples – contatos poderão ser arrastados diretamente para cada grupo – e irá sugerir automaticamente conjuntos de contatos, num recurso chamado pelo Google de "grupos automágicos".

A partir desses grupos, será possível controlar as atualizações feitas no perfil. Por exemplo, se você quer compartilhar um convite de aniversário só com seus familiares, poderá escolher enviar o scrap apenas para este grupo – os demais contatos não irão ver essa mensagem.

O usuário terá agora três níveis de privacidade: as atualizações poderão ser privadas (apenas grupos escolhidos visualizam a informação), só para amigos (contatos adicionados no perfil) e públicos (todos os usuários do Orkut).

Os grupos terão destaque na página do perfil e ficarão divididos em abas na parte superior. Ao clicar em cada uma das abas, os usuários visualizarão as atualizações pertinentes a cada um dos grupos.

Lembretes para aniversários, a sorte do dia (que está de volta) e pessoas que visitaram o perfil (para aqueles que têm esse recurso ativado) saem da parte superior da página, onde tinham grande destaque, e serão exibidas numa aba específica. Essas informações também serão visualizadas na lista de últimas atualizações, conforme o acesso do usuário ao seu perfil durante o dia.

Comunidades ficam iguais

Ainda não há previsão de quando a área de comunidades será atualizada. Embora exista um projeto a caminho, o Google informou que ainda está estudando mudanças no layout.

Uma imagem do que seria a nova página de comunidades vazou na internet na última quarta (18), mostrando um layout com duas colunas no lugar de três, além da possibilidade personalizar o quadro de avisos. Segundo Eduardo Thuler, Gerente de Produto do Google, se trata de uma sugestão de mudança e não será necessariamente aplicada porque ainda depende de comentários e críticas dos próprios usuários da rede social.

E quem usa o layout antigo?

Usuários que ainda não migraram para o layout novo do Orkut ainda podem usar o antigo. A privacidade das informações será mantida por grupos: as atualizações privadas só aparecerão para este usuário se ele estiver dentro do grupo com o qual a informação foi compartilhada. Abaixo do scrap no layout antigo, por exemplo, aparecerá a marca "5 pessoas nesta conversa", para indicar que o post está restrito a apenas alguns contatos.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host