UOL Notícias Tecnologia

15/09/2010 - 14h30 / Atualizada 17/09/2010 - 12h02

Versão beta do Internet Explorer 9 simplifica layout e acelera navegação

ANA IKEDA || Do UOL Tecnologia

A Microsoft anunciou nesta quarta (15) a versão beta do seu navegador web, o Internet Explorer, que é uma prévia da sua nona versão, ainda sem data de lançamento. A empresa decidiu apostar numa interface mais simples e na rapidez da navegação – para combater o crescimento de browsers rivais como o Google Chrome e Mozilla Firefox. O navegador não rodará em dispositivos com Windows XP, apenas Vista e 7. Veja as principais mudanças.

Para acelerar a experiência do usuário, o Internet Explorer 9 utiliza 90% do poder de processamento gráfico dos computadores. Isso é possível pois o browser realoca a maior parte do processamento de gráficos para o GPU (Graphics Processing Unit) em vez da CPU (Central Processing Unit). Além disso, a Microsoft introduziu um novo motor de Java Script, o Chakra, que segundo a empresa torna o IE9 11 vezes mais rápido que o IE8.

“O foco do Internet Explorer 9 passa a ser na experiência do usuário ao navegar, queremos criar um ambiente que ressalte os websites, por isso a interface mais limpa, rápida, confiável e interoperável”, destacou Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor da divisão de serviços de Consumer & Online da Microsoft Brasil. “Com o IE9, queremos aproximar o browser ao mesmo desempenho e resposta obtidos quando utilizamos aplicativos nativos do computador”, complementou Oliveira.

A novidade, entretanto, é voltada para usuários dos sistemas operacionais mais novos da Microsoft, o Windows Vista e Windows 7. Essa escolha mostra que a empresa abandona o Windows XP, além de aproveitar o número crescente de computadores que chega ao mercado com melhor poder de processamento e aceleradores gráficos.

A empresa também dá destaque ao HTML5. O novo padrão vem ganhando popularidade, portanto o IE9 busca melhorar efeitos visuais na navegação usando a linguagem.

A versão beta do Internet Explorer 9 estará disponível a partir desta quarta até o final do dia para download no www.internetexplorer9.com.br. Você também pode baixar o navegador no UOL Downloads.

A versão definitiva não tem data de lançamento, pois depende do aprimoramento de alguns recursos de acordo com as sugestões e críticas que receber dos usuários.

A Microsoft detém atualmente cerca de 60% do mercado de navegadores com suas versões do Internet Explorer, segundo o Net Applications. Em seguida, estão Firefox, com 23% e o Chrome, com 7,5 %. 

O que mudou
A primeira grande mudança notada na versão beta do Internet Explorer 9 é o visual minimalista e limpo da interface criada pela Microsoft. O botão Voltar, por ser um dos mais utilizados durante a navegação, ficou maior. Ao lado, uma única barra serve para digitação dos endereços e da buscas. As abas, antes dispostas abaixo da barra de endereços, agora estão ao lado dela. Como resultado, o usuário tem uma área abaixo maior para visualizar as páginas de internet.

Para aproveitar recursos do Windows 7, a Microsoft criou os sites fixos. Uma pesquisa da empresa mostrou que menos de um terço dos usuários abria sites pelo menu Favoritos. Sendo assim, agora os sites mais acessados podem ser arrastados para a barra de tarefas do Windows 7 (o que já podia ser feito com aplicativos instalados no sistema). Por meio de parcerias com o Facebook, Hulu, CNN, Ebay, Discovery, Wall Street Journal, entre outros, esse site favorito ganhará um visual específico de acordo com a identidade gráfica de cada empresa.

Assim como o Chrome, o IE9 trará uma página para visualização de todas as abas abertas. As abas poderão ser arrastadas para fora do IE9, transformando-se em nova janela do browser. Isso ajuda o usuário a ver um vídeo e ler notícias ao mesmo tempo ou fazer comparações em sites de compra online em janelas diferentes.

Para conhecer outras novidades do IE9, acompanhe algumas telas do navegador.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host