UOL Notícias Tecnologia

01/10/2010 - 15h50 / Atualizada 01/10/2010 - 18h50

Google Street View classifica cidade do Rio de Janeiro como 'aterro sanitário'

GUILHERME TAGIAROLI || Do UOL Tecnologia
  • Reprodução/StreetView

    Imagem da Avenida Vieira Souto, no Rio de Janeiro, tirada pelo Google Street View. Serviço classifica cidade como "Landfill", que em português significa "aterro sanitário ou aterro de lixo"

Usuários cariocas podem não estar muito felizes de como o Rio de Janeiro é descrito no serviço Google Street View. O fato é que vários endereços da cidade estão classificados pelo termo em inglês “Landfill” que, traduzindo, significa “aterro sanitário ou aterro”, segundo a versão eletrônica do dicionário Michaelis. O Google alega que houve um problema de tradução no serviço. 

Como usar o Street View

Reprodução
Para usar o Street View, o usuário deve acessar o Google Maps (serviço de mapas do Google) e digitar a localidade que quer visualizar. Em seguida, o internauta deve arrastar o Pergman, boneco amarelo do Street View que fica na barra de zoom, para a rua ou avenida. Lembrando que o Street View não cobre apenas regiões centrais

Contatado pela reportagem, o Google afirmou que tudo não passa de um problema de tradução. “Isso aconteceu porque o sistema traduziu "Aterro" (de "Aterro do Flamengo") para "Landfill". Como a região do Aterro do Flamengo é próxima ao Centro do Rio de Janeiro, o sistema acabou associando um termo com o outro”. A empresa afirma que “já está trabalhando para resolver isso”.

Mesmo assim, fazendo buscas em localidades mais distantes do “Aterro do Flamengo”, como o Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, aparece o mesmo termo. O Google não deu prazo para resolução do problema. A informação de que endereços do Rio de Janeiro estavam aparecendo com a palavra "Landfil" foi dada pelo blog norte-americano TechCrunch.

Google Street View no Brasil
O serviço, que estreou nesta quinta-feira (31), tira fotos panorâmicas das principais vias de cidades do mundo. No Brasil, por enquanto, o Google Street View só está presente nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais (incluindo as cidades históricas).

Os carros do Street View tiraram fotos de 51 cidades no passado e percorreram 150 mil quilômetros de vias. Além disso, o Google pretende usar no Brasil um triciclo chamado Trike que alcança lugares em que os carros não chegam. A solução do triciclo já foi utilizada pela empresa para captar imagens nas ruínas de Roma.

Após os veículos da empresa tirarem fotos pelas cidades, as imagens são agrupadas para criar o efeito panorâmico, de visão de 360º (os carros são equipados com nove câmeras, GPS e scanner 3D). O Google conta com um programa específico que desfoca os rostos de pedestres e placas de carro fotografadas.

  • Reprodução/Street View

    Problema de tradução do Street View classificou o MAC, em Niterói, como "aterro sanitário"

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host