UOL Notícias Tecnologia

21/10/2010 - 11h16 / Atualizada 21/10/2010 - 12h13

Na Alemanha, mais de 240 mil pessoas boicotam Google Street View

Da Redação
  • Reuters

    Carros do Street View equipados com câmeras ganharam novas cores durante a Cebit 2010

De acordo informações da agência de notícias AP, mais de 244 mil alemães disseram não ao serviço de imagens panorâmicas, o Street View. Segundo a empresa, por meio de comunicado divulgado nesta quinta-feira (21), essas pessoas não querem que suas casas sejam reconhecidas pelo serviço. A previsão é que o Street View seja lançado na Alemanha no próximo mês.

Cerca de 3% dos moradores das 20 maiores cidades alemãs recusaram o Street View, informou o Google. “A alta taxa de ‘recusa’ ao Google Street View mostra que os moradores querem decidir quais informações deles são publicadas na internet”, comentou Peter Schaar, comissário de proteção de dados da Alemanha.

Google Street View

  • Reprodução

    Para usar o Street View, o usuário deve acessar o Google Maps (serviço de mapas do Google) e digitar a localidade que quer visualizar. Em seguida, o internauta deve arrastar o Pergman, boneco amarelo do Street View que fica na barra de zoom, para a rua ou avenida. Lembrando que o Street View não cobre apenas regiões centrais

As autoridades locais pediram que o Google atendesse ao pedido dos alemães que não quisessem aparecer no serviço de imagens panorâmicas, por entender que a publicação de imagens pessoais (no caso a frente das residências) viola o direito à privacidade das pessoas.

O Google Street View está disponível em 23 países. A Alemanha é o único país, onde os moradores podem solicitar que suas casas não apareçam. No entanto, o serviço também enfrentou certa resistência na Coreia do Sul, onde algumas pessoas foram fotografadas em locais que não queriam ser vistas.

O Google perdeu a credibilidade em vários países europeus, pois os carros do Street View recolheram informações de redes wi-fi públicas de nos últimos quatro anos, sem informar as autoridades cabíveis.

Problemas na Espanha

Na Espanha, o Google também passa por problemas de privacidade com o governo local. Nesta quinta-feira (21), autoridades do país anunciaram que encontraram indícios de que a empresa tenha cometido cinco crimes por capturar e armazenas dados de usuários captados de redes wi-fi públicas.

Caso o Google seja condenado, a empresa deverá pagar uma multa de 2,4 milhões de euros.

Street View no Brasil

Lançado no dia 30 de setembro, o Brasil foi o primeiro país da América do Sul a receber o serviço de imagens panorâmicas do Google. Nos primeiros dias vários internautas postaram imagens bizarras encontradas no Street View como pessoas passando e pedestres mostrando a cueca.

Além disso, o Street View teve um problema de tradução com todas as fotos tiradas no Rio de Janeiro. Em qualquer imagem da cidade aparecia a palavra “Landfill” que significa aterro sanitário.  A falha já foi consertada pelo Google.

  • Reprodução/Street View

    Problema de tradução do Street View classificava o MAC, em Niterói, como "aterro sanitário"

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host