UOL Notícias Tecnologia

04/11/2010 - 13h09

OAB-PE entra com ação contra usuária do Twitter por ofensas a nordestinos

Da Redação

A OAB-PE (Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco) entrou com uma ação no final da tarde desta quarta-feira (3) contra a usuária do Twitter Mayara Petruso, que ganhou fama na internet após publicar comentários ofensivos contra o povo nordestino. Após a vitória de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais, a jovem postou “Nordestisto [sic] não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”.

A entidade concluiu a reunião de provas contra Mayara Petruso e entregou o processo ao Ministério Público Federal. Os crimes pelos quais ela está sendo acusada são racismo e incitação pública de ato delituoso. O crime de racismo, além de inafiançável, tem pena que varia entre dois e cinco anos de cadeia. Já o de incitação pública a delito varia de três a seis meses de detenção.

Em função da repercussão do caso e de vários usuários ligarem ela a um escritório de advocacia, a empresa emitiu uma nota informando que repudia as declarações da estudante e que a jovem, de fato, havia trabalhado lá, porém foi demitida antes do ocorrido.

Mayara Petruso é paulistana e estudante de direito.  "Como uma acadêmica de Direito promove um ato tão degradante?" questionou Henrique Marino, presidente da OAB-PE. Caso ela tenha registro na OAB-SP, a divisão da entidade de Pernambuco entrará com um processo administrativo para cassar a licença da jovem.

Henrique Mariano alega que a ação tem como base uma reportagem de “O Diário de Pernambuco”. No texto divulgado na segunda-feira (1), a publicação relata como os usuários brasileiros do microblog trocaram provocações após @mayarapetruso (o perfil já foi deletado) ter manifestado com a frase preconceituosa sua insatisfação com a vitória de Dilma.

Os tuiteiros reagiram e criaram a campanha #Orgulhodesernordestino, que ficou entre os termos postados no Twitter em todo o mundo, segundo os “Trend Topics” do microblog. O caso ganhou destaque no site Xenofobianao, com imagens de tuítes dos internautas que fazem críticas ao nordeste e nordestinos. Também no fórum de UOL Jogos, os usuários debatem o tema e destacam mensagens de preconceito na web.

Diante da reação em massa, a jovem escreveu no início da semana um pedido de desculpas em sua página no Orkut: “minhas sinceras desculpas ao post colocado no ar, o que era algo para atingir outro foco, acabou saindo fora de controle. Não tenho problemas com essas pessoas, pelo contrário. Errar é humano. Desculpas mais uma vez”. Nesta quarta (3), o texto já não é mais exibido; aparentemente, sua página foi invadida e o conteúdo, trocado.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host