UOL Notícias Tecnologia

07/12/2010 - 17h40 / Atualizada 04/04/2011 - 09h35

Google apresenta sistema operacional Chrome OS para notebooks

Da Redação
  • Sundar Pichai segura o CR-48, notebook piloto com o novo sistema operacional do Google

    Sundar Pichai segura o CR-48, notebook piloto com o novo sistema operacional do Google

O Google anunciou a integração do seu sistema operacional, o Chrome OS, a notebooks nesta terça (7) num evento voltado para imprensa em São Francisco (EUA). Apenas duas fabricantes, Acer e Samsung, estão confirmadas para lançarem modelos de notebooks com o Chrome OS até a metade de 2011. Outros fabricantes de computadores devem seguir esta data.

O Chrome OS é um sistema operacional de código aberto que terá uma estrutura de computação em nuvem (cloud computing), voltado para o mercado de netbooks. Com uma espécie de Windows Explorer dividido em abas, os aplicativos serão rodados a partir da web, sem a necessidade de instalação de programas localmente.

Para utilizar o sistema num notebook, bastará que o usuário abra uma janela, escolha a conexão com a internet, busque por atualizações, escolha uma foto para seu perfil e o sistema será iniciado direto no navegador web. Todos os aplicativos, favoritos, temas e extensões já estarão lá.

Se o sistema for utilizado num desktop, por exemplo, ao acessá-lo de outro dispositivo, ele será automaticamente sincronizado de acordo com o perfil criado pelo usuário. É possível ter várias identidades diferentes num mesmo notebook com Chrome, além de um modo para “visitantes”.

“Pessoas usam a web na maioria do tempo em seus computadores. Mas a grande parte do trabalho do computador não tem a ver com o que o browser faz ou com a web, mas com o código do sistema”, explicou Sundar Pichai, vice-presidente de gerenciamento de produtos. “Queríamos repensar a experiência de computação pessoal na web moderna. Então, fizemos com que o Chrome estivesse o mais próximo possível do hardware”, completou.

O usuário poderá trabalhar no Google Docs offline e, uma vez conectado à internet, o documento será mostrado no dispositivo com o Chrome. Além disso, há uma versão beta para impressão na nuvem.

O Google fez uma parceria com a Verizon para oferecer notebooks com Chrome já com planos de internet, que começam de US$ 9,99 para um dia de uso e 100 MB de dados, sem necessidade de contrato com a operadora.

Um modelo piloto, chamado CR-48, foi apresentado pelo Google para orientar fabricantes quanto à configuração ideal do hardware. Ele possui tela de 12,1 polegadas, webcam, chip 3G embutido, suporte à Wi-Fi e bateria com duração de 8 horas.

A empresa não informou se o sistema será gratuito, como a maioria dos serviços que oferece, nem os preços dos primeiros notebooks com o sistema.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host