UOL Notícias Tecnologia

10/12/2010 - 11h23 / Atualizada 20/08/2014 - 15h40

Adolescente holandês é apreendido por ataque hacker em "defesa" ao Wikileaks

Da Redação*

Autoridades holandesas aprenderam na quarta-feira (9) um adolescente de 16 anos membro do fórum anônimo 4chan que participou dos ataques aos sites da MasterCard e PayPal. As informações são dos sites “CNET” e “Arstechnica”.

A investida acontece após um grupo conhecido como “Anônimos” organizar ataques durante esta semana contra sites que pararam de prestar serviços ao Wikileaks, depois que o site publicou milhares de relatórios diplomáticos dos EUA que causaram constrangimento entre Washington e uma série de aliados do país. O grupo utilizou o 4chan – fórum que não guarda histórico das mensagens e permite compartilhamento de qualquer tipo de conteúdo – para convocar os ataques.

De acordo com as autoridades holandesas, o adolescente já confessou a participação nos ataques aos sites de pagamento. As investigações continuam em curso, na tentativa de localizar outros membros que participaram da derrubada do acesso aos sites.

O WikiLeaks afirmou nesta sexta-feira (10) que não tem vínculos com os ciberataques promovidos contra companhias globais consideradas inimigas do site, e que não apoia nem condena a campanha online.

Em comunicado publicado em seu site, o porta-voz Kristinn Hraffnsson afirmou que os ataques são "um reflexo da opinião pública sobre as ações dos alvos".

Operação Payback

A campanha para vingar o WikiLeaks contra os grupos que obstruíram suas operações, chamada de "Operation Payback" (Operação Troco), já conseguiu retirar do ar páginas das administradoras de cartões Visa e Mastercard e do governo sueco.

Em entrevista ao UOL Notícias, um membro do Anônimos afirmou que o grupo é grande e que não há nenhuma conexão entre seus membros na vida real. "Alguns de nós são advogados, alguns trabalham no McDonalds – há uma enorme variedade. A única coisa que temos em comum é um pouco de conhecimento técnico e um desejo de vingar o WikiLeaks", declarou o ativista, que não divulgou seu nome real.

O ativista reforçou ainda que o grupo não tem ligação com Julian Assange, criador do Wikileaks. "Nenhum de nós tem qualquer relação com Assange, não o conheço e nunca vou conhecer. Eu apenas aprecio o que ele está fazendo e dou apoio", disse.

*Com informações da Reuters

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host