UOL Notícias Tecnologia

15/12/2010 - 19h01 / Atualizada 04/04/2011 - 10h09

Redes sociais podem ajudar a prevenir pandemias, dizem especialistas

Da Redação
  • Para pesquisador de Bordeaux, médicos poderiam interagir com paciente por smartphone

    Para pesquisador de Bordeaux, médicos poderiam interagir com paciente por smartphone

Ainda que algumas pessoas possam não ver grandes utilidades no uso de redes sociais, segundo especialistas – durante a conferência global de saúde – sites como Facebook e Twitter podem ajudar a detectar e conter o avanço de pandemias no mundo.

 

“Twitter e Facebook, que são redes sociais com característica de interatividade e contribuição, podem ajudar na detecção e prevenção de pandemias”, afirmou Patty Kostkova, uma pesquisadora da Universidade da Cidade de Londres, em entrevista para a agência de notícias AFP.

 

Para os especialistas, a internet é quase um novo estágio de detecção e prevenção de doenças contagiosas, pois a partir da postagem de comentários, é possível ter uma noção de quais áreas estão sendo mais afetadas. “É preciso reconhecer a importância da massa de informação da internet e das redes sociais”, comentou Gayo Diallo, pesquisador da Universidade de Bordeaux.

 

Para Kostkova, os médicos também deveriam utilizar esse tipo de serviço para ter um canal de comunicação com seus pacientes. “Essas redes também podem fazer com que a comunicação entre doutor e paciente seja mais efetiva.”

 

Já Diallo, da Universidade de Bordeaux, sugere que a utilização de smartphones também pode ajudar no acompanhamento de pacientes. “Nós também podemos usar as redes sociais por meio de smartphones para tratar o paciente e não só hospitalizá-los.”

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host