UOL Notícias Tecnologia

28/12/2010 - 11h37 / Atualizada 22/05/2015 - 13h11

Americano cria aplicativo para filho com doença genética rara "falar" via iPad

Da Redação

Um americano inventou um aplicativo para iPad que permite ao seu filho, que possui uma rara doença genética, se comunicar por meio do tablet da Apple. As informações são do “Huffington Post”.

Com a ajuda de seus estudantes da Universidade de Wake Forest, na Carolina do Norte (EUA), Paul Pauca criou o VerbalVictor, software que transforma toques na tela em ferramentas de comunicação.

O aplicativo permite aos pais e cuidadores tirarem fotos e gravarem frases associadas a elas. Essas informações viram botões na tela do iPad e são utilizados por Victor, filho do pesquisador. Uma figura do jardim, por exemplo, pode vir acompanhada da frase “Quero sair lá fora para brincar”, indicando a vontade da criança.

“O usuário grava sua própria voz, então é algo familiar à criança. Não é robótica”, explica Pauca.

Theresa, mãe de Paul, destaca que o aplicativo abriu a mente do filho. "Agora ele pode nos mostrar o que está pensando.”

O VerbalVictor estará à venda no iTunes por US$ 10 na próxima semana e é um dos muitos softwares disponíveis para tornar mais fácil a vida de pessoas com necessidades especiais.

Doença rara

Victor tem uma doença genética rara, a Síndrome Pitt Hopkins. Apenas outras 50 pessoas nos Estados Unidos foram diagnosticadas com a mesma doença, que provoca atrasos nas habilidades cognitivas e motoras, no desenvolvimento social e nas competências linguísticas.

O progresso de Victor, em muitos aspectos, é considerado bom ele conseguiu andar aos 2 anos, enquanto crianças com esta condição não andam até que completem 10 anos ou mais.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host