UOL Notícias Tecnologia

17/01/2011 - 07h00 / Atualizada 04/04/2011 - 14h33

Evento em São Paulo reúne comunidade nerd em acampamento; veja atrações

Da Redação

A cidade de São Paulo recebe a partir desta segunda (17) “nerds” de todo o país para a realização da quarta edição da Campus Party 2011. O evento conta com 400 palestras, debates e oficinas sobre tecnologia, além de um acampamento com conexão de internet de fazer inveja: a velocidade é de 10 Gbps (Gigabits por segundo). Para você ter ideia, uma conexão doméstica tem, em média, 1 Mbps (Megabit por segundo). 

Todos os 6.500 ingressos para participação no evento foram vendidos. Desse total de participantes, 4.500 ficarão acampados no próprio local até o encerramento da Campus Party, no domingo (23).

Mesmo quem não se inscreveu antecipadamente pode participar gratuitamente da área de exposições, que na edição passada recebeu mais de 100 mil pessoas. Nela os visitantes conhecem a Campus Futuro, área que neste ano terá atrações como o Leonard3Do, software para desenhar imagens tridimensionais “no ar”; a Realidade Diminuída, que apaga em tempo real objetos gravados em vídeos; e a Câmera Sônica, espaço interativo para o visitante experimentar panoramas sonoros, entre outras atrações.

Outra área gratuita é a do Batismo Digital, onde as pessoas com pouco ou nenhum contato com computadores podem utilizar cerca de cem máquinas, com ajuda de uma equipe de monitores.

Visitantes ilutres

Os “campuseiros” -- como são chamados os participantes -- poderão assistir a palestras e debates com representantes de peso do mundo tecnológico e de fora dele. Nesta quarta edição, um dos temas principais de discussão é a sustentabilidade. O ex-vice-presidente americano Al Gore, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2007 e ganhador do Oscar pelo documentário “Uma Verdade Inconveniente”, participa de uma mesa de debate junto a Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web.

Além deles, o evento terá como palestrantes Steve Wozniak, cofundador da Apple; Jon "Maddog" Hall, diretor executivo da Linux International; Ben Hammersley, editor especial da revista “Wired” no Reino Unido e diretor da primeira Campus Party nos Estados Unidos; Kul Wadhwa, diretor gerente da Wikimedia Foundation, e Stephen Crocker, do ICANN (sigla em inglês para "Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet").

Uma presença brasileira de destaque será a da cientista Tatiana Rappoport, doutora em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, que falará sobre as novas descobertas na área de nanomateriais.

Premiação e surpresa

Na edição de 2011 haverá uma premiação de R$ 100 mil para o vencedor do concurso “Campuseiros inventam” – que é uma oportunidade dos participantes exporem protótipos e produtos tecnológicos.  A intenção do concurso é permitir que a invenção seja registrada e comercializada. Para isso, o vencedor terá um mentor que ajudará na adaptação do produto para o mercado.

Assim como edição mexicana da Campus Party, o Brasil contará com o Iron Geek, um concurso com diferentes provas-surpresa ao longo dos sete dias do evento. O nome da competição é uma brincadeira com a prova “Iron Man” de triatlon. O vencedor ganhará uma viagem de três meses para a Espanha, para trabalhar na Telefônica I+D (Investigación & Desarollo).

Serviço

Data: De 17 a 23/01/2011
Horário: Das 10h às 22h (para visitantes; "campuseiros" poderão entrar a partir das 12h de 17 de janeiro)
Local: Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - São Paulo - SP)
Informações no site oficial ou pelo e-mail

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host