UOL Notícias Tecnologia

18/01/2011 - 15h05 / Atualizada 04/04/2011 - 14h31

Al Gore pede que internautas lutem pela liberdade na internet na Campus Party 2011

GUILHERME TAGIAROLI || Do UOL Tecnologia
  • Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA, participou nesta terça-feira (18) da Campus Party

    Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA, participou nesta terça-feira (18) da Campus Party

Durante a Campus Party 2011, Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ativista ambiental, e Tim Berners-Lee, fundador do WWW (World Wide Web), fizeram questão de ressaltar que os usuários da internet devem lutar para que a rede seja um espaço livre e para que tomem cuidado com as tentativas de governos e grandes corporações de diminuírem a liberdade dos internautas.

“Defendam a internet, não deixem que ela seja controlada”, disse o ex-vice-presidente dos Estados Unidos no fim do seu discurso, acompanhado de palmas da plateia. “Protestem, reclamem e questionem os governos, mas não deixe que isso aconteça.”

Segundo ele, a internet foi um dos grandes pontos de mudança da humanidade, pois permitiu que a comunicação não fosse mais – como na televisão – um meio de uma só via, onde há alguém que passa uma mensagem e todas as pessoas a consomem, sem poderem se expressar diretamente com o emissor. “A rede trouxe a democracia para a vida corrente”, completou.

“A internet deve ser livre e os governos devem trabalhar para disponibilizar todos os seus documentos para os cidadãos na rede.”

Liberdade x Wikileaks
No debate, que também contou com a presença de Tim Berners-Lee, engenheiro britânico que inventou o WWW (World Wide Web), foi comentado sobre o Wikileaks (site que publica dados vazados de governos).  Al Gore comentou, como ex-jornalista (exerceu a profissão após voltar da Guerra do Vietnã), que entende a importância do interesse público, mas há um limite, sobretudo quando a lei é infringida.

Berners-Lee pontuou que, por mais que a internet seja livre, deve haver cuidado com conteúdo adquirido de forma ilícita. “O problema é quando as informações são adquiridas de uma forma errada."

Além de ativista ambiental, posição que inclusive lhe rendeu o prêmio Nobel da Paz em 2007, Al Gore foi vice-presidente na gestão de Bill Clinton e, atualmente, é membro do conselho administrativo da Apple e consultor sênior do Google.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host