UOL Notícias Tecnologia

20/01/2011 - 18h08 / Atualizada 04/04/2011 - 14h28

Após relatar invasão, tuiteiro do Morro do Alemão usa rede para ajudar a comunidade

GUILHERME TAGIAROLI||Do UOL Tecnologia
  • Rene Silva ganhou notoriedade por relatar via Twitter a invasão da polícia no conjunto de favelas

    Rene Silva ganhou notoriedade por relatar via Twitter a invasão da polícia no conjunto de favelas

Para conseguir alguma mudança na rua de casa, algumas pessoas levam anos negociando com as autoridades públicas. Quem mora em comunidades carentes, então, pode ficar esperando anos sem ter suas reivindicações atendidas. No entanto, Rene Silva, 17, morador do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro, tem conseguido o contrário – às vezes respostas instantâneas do poder público – só com uma conta no Twitter.

“Antes eu mandava e-mail para o pessoal da Prefeitura e nem recebia resposta. Na época do Natal, postei que uma rua do Complexo precisava ser asfaltada e no mesmo dia veio uma equipe iniciar os trabalhos”, disse Rene nesta quinta-feira (20), após debate sobre redes sociais na Campus Party 2011.

Para quem não conhece, Rene ganhou notoriedade após relatar, pelo Twitter, a invasão da polícia ao Complexo do Alemão (conjunto de favelas do Rio de Janeiro), ocorrida no fim de novembro. O perfil @vozdacomunidade, utilizado por ele, é a conta oficial do jornal “Voz da Comunidade”, publicação distribuída na região onde vive.

No início da cobertura, o perfil tinha 180 seguidores. Atualmente já passa dos 40 mil – graças ao tipo de informação (era um dos únicos a tuitarem do local do conflito) e à divulgação feita por famosos. “Pessoas como o Luciano Huck, apresentador, e Glória Perez, escritora de novelas, começaram a seguir e divulgar o perfil. Assim, foi aumentando o número de seguidores. Eu fiquei assustado, pois não sabia que um tuíte do tipo ‘tem um tiroteio no alemão’ teria tanta repercussão.”

Rene enumerou as conquistas após a repercussão da conta do jornal no Twitter: já ganhou computadores para a redação do jornal, tem acordo com uma gráfica para começar a imprimir o “Voz da Comunidade” em cores, sem contar que consegue, facilmente, que famosos participem dos eventos na comunidade.

Atualmente, ele está organizando uma colônia de férias para as crianças do Alemão. Inicialmente, segundo ele, seriam 200, porém, após um contato no Twitter, esse número será maior. “A assessoria da Claudia Leitte mandou uma DM [mensagem direta no Twitter] para mim, dizendo que iria nos ajudar. Eu espero que dobre o número de crianças para participar da colônia de férias do Alemão.”

Futuro
Estudante do 2º. ano do Ensino Médio, Rene quer fazer faculdade de jornalismo. Porém, diferente de boa parte dos aspirantes à profissão: já tem entrevistas marcadas com algumas personalidades brasileiras como a presidente Dilma Roussef e Eike Batista, empresário brasileiro que está na lista dos homens mais ricos do mundo.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host