UOL Notícias Tecnologia

20/01/2011 - 14h38 / Atualizada 04/04/2011 - 14h31

"Envolvam-se e contribuam com a expansão da rede", aconselha um dos pais da internet

ANA IKEDA||UOL Tecnologia
  • Steve Crocker durante palestra na Campus Party

    Steve Crocker durante palestra na Campus Party

"Senta que lá vem história." A vinheta podia preceder a apresentação de Steve Crocker, um dos responsáveis pela criação dos protocolos que ajudaram no desenvolvimento da internet. Diante de centenas de campuseiros, ele contou uma história que provavelmente poucos conhecem em detalhes: como nasceu a rede mundial e seus padrões de segurança e estabilidade.

No início da apresentação, Crocker até brincou."É uma grande festa que vocês tem aqui", disse, em sua primeira visita ao evento de tecnologia Campus Party, realizado em São Paulo até domingo (23). Ao UOL Tecnologia, Crocker disse que é "absolutamente maravilhoso" ter contato com uma plateia tão jovem e que teve a oportunidade de conversar com alguns campuseiros, na própria Campus Party e no NIC.br. A mensagem de Crocker para esses jovens é que eles se envolvam, contribuam com a expansão da rede e que criem novas aplicações.

Perguntado se ele seria um dos pais da internet, Crocker foi modesto. "Fiz parte de um time de várias pessoas que ajudaram a criá-la. É preciso dar o crédito a todos."

Atualmente, ele é um dos diretores do ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), órgão responsável pela preservação da estabilidade da internet no mundo. Além de membro do ICANN, Crocker é diretor-executivo da Shinkuro, empresa de pesquisa e desenvolvimento baseada nos Estados Unidos.

Como nasceu a internet
Crocker fez uma comparação do nascimento da internet e também da Campus Party com o festival Woodstock, usando para isso um vídeo sobre a montagem do festival, tábua a tábua. Lembrou que, no início da computação, as máquinas eram tão grandes e caras que ocupavam salas inteiras -- algo bem diferente dos tempos atuais, se pensarmos na mobilidade dos tablets e netbooks.

Como estudante da UCLA (University of California, Los Angeles) na década de 1960, foi um dos responsáveis pela criação dos protocolos da Arpanet, que serviram como base para internet. O projeto começou com dez pessoas e foi crescendo -- ganhou cooperação do Reino Unido, Canadá e França. "Era um projeto aberto, com padrões abertos', explicou.

Mais tarde, foi gerente de programa da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPA), ligada ao Departamento de Defesa dos EUA, que prosseguiu com o desenvolvimento do que viria ser a internet como conhecemos hoje.

Segurança na rede
Cada computador tinha seu próprio sistema de segurança. A internet, apesar de aberta, era uma "rede pequena, onde todos se conheciam". Com o crescimento do número de internautas, surgiram os softwares antivírus, firewalls e a criptografia. Em seguida, veio o DNS, sistema que organiza nomes de domínios, e o DNSSEC, evolução do DNS que reduz o risco de manipulação de dados ou domínios forjados a partir de um sistema de resolução de nomes com um padrão de segurança mais rígido.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host