UOL Notícias Tecnologia

22/01/2011 - 19h23 / Atualizada 14/10/2011 - 15h03

Cofundador da Apple diz que iPad não tem concorrente à altura

GUILHERME TAGIAROLI || Do UOL Tecnologia
  • Steve Wozniak, 60, diz que não vê nada de incrível e novo no que Microsoft anda produzindo

    Steve Wozniak, 60, diz que não vê nada de incrível e novo no que Microsoft anda produzindo

Em coletiva de imprensa realizada neste sábado (22), Steve Wozniak, 60, cofundador da Apple, disse que ainda não há concorrentes à altura do iPad e que, mesmo os dispositivos com o sistema Android não são tão bons quanto o tablet da Apple. É a segunda vez que Wozniak vem ao Brasil.

“Certa vez questionei em uma loja como iam as vendas do Galaxy Tab, da Samsung. A resposta foi que as pessoas ainda preferem o iPad, sobretudo pelo tamanho e qualidade da tela”, disse.

Quando o assunto foi a próxima geração do iPad, ele comentou os recursos que gostaria de ver. “Eu acho que o iPad é um computador incrível e gostaria muito que ele imprimisse, pudesse se conectar a periféricos e que tivesse algumas opções em linguagem de programação.”

Surpreendentemente, Wozniak declarou ser contrário a sistemas fechados, como a iTunes Store, que recentemente alcançou 10 bilhões de downloads."Sou contra isso. O usuário deve ter habilidade de usar seu aparelho para o que ele quiser. Não entendo por que isso ocorre", afirmou, frisando ainda que acredita no código aberto.

No entanto, ressaltou que é importante ter um controle e que, mesmo com essa forma de agir da empresa, a Apple ainda é a melhor do ramo.

Wozniak, quando questionado quanto à saúde de Steve Jobs, foi  evasivo afirmando que confia nas decisões de seu antigo parceiro da Apple. “Jobs teve problemas médicos que ele gostaria que ficassem privados”, disse.

Recentemente, Steve Jobs enviou um e-mail aos funcionários da empresa informando que tiraria licença médica para se tratar, sem dar detalhes sobre seus problemas.

Como aposta para o futuro, Wozniak ressaltou o uso de comandos de voz nos equipamentos. Ele, inclusive, chegou a comparar a utilização desse recurso com o início do uso do mouse nos computadores pessoais.

Concorrência

No que diz respeito à concorrência com a Microsoft,  Wozniak afirmou que a empresa que ele ajudou a criar tem tido vantagem. “ Os acontecimentos têm favorecido a Apple. Eles fizeram coisas incríveis, mas não vejo nada de incrível e novo.”

Para exemplificar, comentou que a empresa de Bill Gates nunca pensaria há uns tempos atrás que poderia surgir um videogame como o Playstation, com um alcance tão grande.

Quanto ao Google, como em outras ocasiões, elogiou o sistema Android e vê apenas a plataforma móvel do gigante das buscas e o iOS, da Apple, como grandes concorrentes.

“Eu estou muito impressionado com o Android, mas claro que a plataforma do iPhone é melhor, pois tem menos problemas e até hoje é a mais fácil de navegar.”

Sobre Steve Wozniak

Ídolo dos aficionados por tecnologia pelo pioneirismo e bom humor, Steve Wozniak, 60, fundou na década de 70 a Apple juntamente com Steve Jobs  – atual diretor-executivo da empresa. Tudo começou quando ambos se conheceram em uma espécie de grupo de estudos de eletrônica na época da universidade.

Em 1975, ele e Jobs juntaram dinheiro e construíram o primeiro computador pessoal, o Apple I – na época já havia computadores, mas tinham preço elevado – , comercializado por menos de mil dólares.  Na década de 80, Woz, como é conhecido, saiu da Apple para fundar outra empresa.

Atualmente, Steve Wozniak dedica-se a dar palestras e prestar consultoria. Diferente de Jobs, conhecido por ser uma pessoa muito discreta, Woz é expansivo: já participou do seriado “Big Bang Theory” – que trata sobre o cotidiano de jovens nerds americanos – e até dançou no “Dancing with the stars”(competição em que famosos aprendem a dançar com bailarinos profissionais).

Além disso, Wozniak lançou recentemente o livro “iWoz” (título inspirado na série de produtos lançados pela Apple iniciado com a letra i), autobiografia em que conta a história da fundação da Apple.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host