UOL Notícias Tecnologia

28/01/2011 - 19h30 / Atualizada 04/04/2011 - 11h22

Sem citar diretamente o Egito, cofundador do Twitter prega liberdade de expressão na rede

Da Redação
  • Biz Stone, cofundador do Twitter, indica uma lista de perfis que tratam sobre liberdade de expressão

    Biz Stone, cofundador do Twitter, indica uma lista de perfis que tratam sobre liberdade de expressão

Em post publicado no blog do Twitter nesta sexta-feira (28), Biz Stone, cofundador do Twitter, prega que a liberdade de expressão seja respeitada na internet e que os tuítes, como diz o título do texto dele [“The Tweets must flow”], devem fluir [livremente].

Apesar de não citar diretamente o Egito – país que bloqueou o acesso da população a redes sociais –, Stone refere-se de forma tênue aos governos que bloqueiam o livre fluxo de informações.

“Nosso objetivo é conectar pessoas de qualquer lugar instantaneamente. Para isso acontecer, a liberdade de expressão é essencial. Alguns tuítes podem facilitar mudanças positivas em países que sofrem repressão, nos fazer rir, pensar ou até nos deixar nervosos”, escreveu o cofundador.

Recentemente, Twitter e Facebook serviram de meio de comunicação entre movimentos de protestos contra o governo da Tunísia. Prevendo um efeito semelhante, o governo egípcio bloqueou o acesso a essas redes sociais na terça-feira (25). Nesta sexta (28), o país cortou o acesso à telefonia e à internet.

Regulação de mensagens

Apesar de focar na liberdade de expressão no post, Stone comenta que esse direito também traz responsabilidades e que a rede de microblog trabalha por isso.

“No Twitter, nós temos ciência de nossas responsabilidades e limites. Há tuítes que nós removemos por serem spams. No entanto, nós fazemos esforços para manter essas exceções, para provar que a regra geral é importante para a gente – Nós não trabalhamos para remover mensagens baseada no conteúdo delas”.

No fim do post, o cofundador ainda incentiva os usuários da rede a seguirem uma lista de perfis que tratam do assunto liberdade de expressão.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host