UOL Notícias Tecnologia

01/02/2011 - 11h03 / Atualizada 04/04/2011 - 11h47

Publicidade na internet deve crescer 25% em 2011; audiência atingirá 81 mi de usuários

ANA IKEDA || Do UOL Tecnologia

Os investimentos em publicidade na internet devem chegar ao total de R$ 1,55 bilhão até o final deste ano, um crescimento de 25% em relação a 2010, segundo dados apresentados pelo Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), órgão que representa o segmento digital brasileiro, nesta terça (1) em São Paulo. Ainda em 2011, a audiência na internet pode atingir 81 milhões de usuários, indica o Ibope Nielsen – em 2010, ela alcançou 73,7 milhões.

Apesar de a internet representar apenas 4,49% do bolo publicitário – a TV aberta ainda lidera com 63,11% – o crescimento do número de internautas, principalmente os da classe C, D e E, deve acelerar os investimentos no segmento. As classes C, D e E já representam 52,8% da população que acessa a internet, enquanto a A e B somam 47,2%.

Além do aumento do número de usuários, o ano de 2010 foi marcado pelo maior interesse em redes sociais, sites de compras individuais e coletivas, além de aplicativos móveis.

Expectativa

Um dos fatores importantes para que a publicidade na internet cresça ainda mais, segundo o órgão, é garantir maior acesso da população à plataforma e seus recursos. O IAB Brasil espera que o Plano de Banda Larga Nacional atenda a essa expectativa e que as empresas brasileieras reconheçam a importância desse meio para publicidade. Enquanto internacionalmente, empresas investem até 20% de seus orçamentos publicitários na mídia digital, as empresas do país reservam menos de 10% para o mesmo fim.

“Até mesmo o governo federal tem investido mais de R$ 1 bilhão em mídia digital. Isso só reforça a consolidação da internet como uma mídia de massa”, destacou Ari Meneghini, diretor executivo do IAB Brasil.

Outro meio que deve crescer como plataforma para publicidade é o celular. Com 202 milhões de celulares, segundo dados da Anatel e IDC, empresas tenderão a aproveitar essa base de usuários, ainda mais com planos de operadoras para massificar o uso de internet nesses dispositivos.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host