UOL Notícias Tecnologia

16/02/2011 - 17h39 / Atualizada 22/05/2015 - 13h10

Android deve superar loja de aplicativos da Apple em 2012, diz estudo

Da Redação
  • Sistema Android ameaça liderança da App Store, da Apple; Segundo levantamento, até o meio do ano que vem, deve haver mais aplicativos para Android que para gadgets da Apple

    Sistema Android ameaça liderança da App Store, da Apple; Segundo levantamento, até o meio do ano que vem, deve haver mais aplicativos para Android que para gadgets da Apple

O Android, sistema operacional para smartphones, deve superar a Apple em número de aplicativos até a metade do ano que vem, apontou o estudo “The App Genome Project”. Encomendado pela Lookout Mobile Security, o levantamento foi apresentado nesta quarta-feira (16) no Mobile World Congress 2011 -- evento realizado na Espanha que mostra as inovações em tecnologia móvel.

A pesquisa revelou que desde agosto de 2010 houve um crescimento de 127% no número de aplicativos disponíveis para Android. No mesmo período, a loja de aplicativos da Apple apresentou um crescimento de 44%. Caso essa tendência continue, a App Store da Apple perderá a liderança para a Android Market.

Atualmente, a diferença de aplicativos para download nas plataformas é bem grande. Proprietários de gadgets da Apple tem quase 350 mil opções – nos últimos seis meses houve um crescimento de 100 mil novos programas. Donos de smartphones Android têm quase 90 mil aplicativos – com um aumento de 50 mil no último semestre de 2010.

Outra informação que confirma a possível superação é que os desenvolvedores de aplicações para o Android lançam mais aplicativos que os da Apple. Na Apple há 4,8 aplicativos para cada desenvolvedor, enquanto na Android Market a média é 6,6 aplicativos.

Nesse ponto, é importante considerar que um programa antes de entrar na loja da Apple deve passar pela aprovação da marca.  Já a Android Market não tem mecanismos de controle tão rigorosos.

No quesito atratividade, a App Store, como é chamada a loja da Apple, parece ser uma opção melhor para os desenvolvedores. Entre agosto de 2010 e fevereiro de 2011, a Apple atraiu quase 24 mil desenvolvedores cadastrados, contra 4 mil para Android.

Outras conclusões

Enquanto a loja de aplicativos da Apple apresentou diminuição na publicação de programas pagos, cresceu consideravelmente a oferta de programas pagos na Android Market: em agosto de 2010 eram 22%, em fevereiro de 2011 aumentou para 34%.

Como plataforma utilizada para propaganda em aplicativos, a mais utilizada é a Google AdMob. Porém, o iAd – da própria Apple – tem apresentado crescimento.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host