UOL Notícias Tecnologia

28/02/2011 - 07h00 / Atualizada 27/04/2012 - 19h35

Como limpar meu PC e eliminar arquivos inúteis ou que não uso mais?

PAULO BASSO JR. || Para o UOL Tecnologia*
  • É possível eliminar arquivos desnecessários e deixar o computador mais rápido com ferramentas disponíveis no próprio Windows, como o Limpeza de Disco e o Desfragmentador de Disco

*Dúvida enviada pela internauta Marlene Oliveira

Existem diversas ferramentas gratuitas que podem ser usadas para limpar os arquivos inúteis ou sem uso do computador. Em primeiro lugar, vale a pena usar os softwares do próprio Windows, como o Limpeza de Disco e o Desfragmentador de Disco.

Para acessar o Limpeza de Disco no Windows 7, clique no botão Iniciar do Windows, vá a Todos os Programas e entre em Acessórios e em Ferramentas do Sistema. Selecione então Limpeza de Disco, indique na janela que aparecer a partição que você deseja limpar (os arquivos, geralmente, ficam em C:) e dê Ok.

Faxina no PC

  • Reprodução

    Depois de selecionar o local que pretende analisar em busca de arquivos desnecessários, clique nos quadradinhos das áreas que você pretende limpar

Espere o Windows acabar a análise (o que pode levar alguns minutos), clique nos quadradinhos das áreas que você pretende limpar e dê Ok. Depois disso, o sistema o alertará que, caso você continue o processo, os arquivos que ele considerar inúteis ou sem uso serão apagados para sempre, sem chance de recuperação. Caso concorde, clique em Excluir arquivos e espere a ação ser finalizada.

O Desfragmentador de Disco, por sua vez, procura unir arquivos que estão espalhados pelo disco rígido. Ao fazer isso, o aplicativo faz com que o computador leia informações com mais velocidade. Para usá-lo, pressione o botão Iniciar do Windows 7 ou no XP e acesse Todos os Programas, Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de Disco.

Em seguida, selecione a partição que deseja vasculhar e aperte o botão Analisar Disco para que o sistema operacional verifique os arquivos fragmentados em seu computador. Depois que o procedimento acabar, pressione Desfragmentar Disco. O processo pode levar horas, mas no final basta dar Ok para concluir.      

Fora isso, existem alguns programas que você pode baixar para limpar o computador. Entre eles está o Glary Utilities, disponível para download. Este software apaga arquivos não usados, conserta falhas no registro e acaba com documentos duplicados. Outro software indicado é o CCleaner: com poucos comandos, tem interface em português e acaba com “porcarias” armazenadas no registro do Windows, cookies do navegador, dados de backup, históricos de programas de bate-papo e de documentos recentes. Conheça lista de dez softwares que ajudam a deixar o seu computador mais rápido.

Não esqueça também de usar periodicamente um antivírus, que elimina do seu computador arquivos contaminados e protege suas informações. Caso não tenha um software do gênero em seu computador, pode baixar algum gratuito, como o AVG, que está disponível para download. ou como o Avast.

Limpeza "profunda"

  • Reprodução

    Com poucos comandos, o CCleaner tem interface em português e acaba com “porcarias” armazenadas no registro do Windows, cookies do navegador, dados de backup e históricos


Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host