UOL Notícias Tecnologia

01/03/2011 - 11h52 / Atualizada 31/03/2011 - 16h05

Na Cebit, Microsoft destaca computação em nuvem como ferramenta de poder às massas

ANA IKEDA||Do UOL Tecnologia
Em Hanover, Alemanha
  • Divulgação

    Jean Philippe Courtois, presidente da Microsoft International, falou sobre computação em nuvem

Foi-se o tempo em que softwares vinham em uma caixinha. Grandes fabricantes, como a Microsoft, investem pesado na computação em nuvem – com ela, o usuário não tem de se preocupar em ocupar espaço com aplicativos na própria máquina, pois tudo roda na infraestrutura de terceiros e pela internet. “O cloud computing pode dar poder às massas", afirmou o presidente da Microsoft International, Jean Philippe Courtois, durante uma palestra na Cebit 2011, feira de tecnologia que teve início na Alemanha nesta terça (1º).

Courtois destacou a importância dos serviços em nuvem não apenas para redução de custos em empresas, mas também como ferramenta de poder para seus usuários, estimulando a cidadania. “É uma ferramenta que pode ser usada por governos, por exemplo, para oferecer serviços públicos colaborativos”, explicou.

Isso já acontece por exemplo em Madrid, Espanha, onde a Tecnigral, uma empresa que cuida da manutenção de árvores, criou um aplicativo em conjunto com a administração local para melhorar o serviço prestado.

O aplicativo acessado pelo site da prefeitura permite que o usuário navegue num mapa e procure árvores. Ao selecionar uma delas, ele encontra todas as suas características e pode solicitar a manutenção e poda, explicando o motivo. “Mas o principal é estimular as pessoas a conhecerem melhor as árvores e colaborarem com sua preservação”, destacou Courtois.

Buscas
A Microsoft anunciou o lançamento do Bing na França nesta terça (1º), com acordos com a imprensa francesa e as "Páginas Amarelas" do país para aumentar a taxa de sucesso nas buscas locais. O Google domina 90% das buscas na França, contra apenas 3% do Bing. A data de lançamento do buscador local em alemão ainda não foi definida.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host