UOL Notícias Tecnologia

01/03/2011 - 16h27 / Atualizada 31/03/2011 - 16h07

'Força do pensamento' movimenta minirrobôs exibidos na Alemanha

ANA IKEDA||Do UOL Tecnologia
Em Hanover, Alemanha

Com o objetivo de ajudar pessoas com grave deficiência física, pesquisadores da Universidade de Bremen, na Alemanha, trabalham em um sistema que pode mover objetos apenas com o “poder da mente”. São dois dispositivos: este da foto acima move robôs quando o usuário se concentra em luzes que piscam. O outro é capaz de interpretar as ondas cerebrais que pensam em um determinado movimento e em sua direção. Essas tecnologias são exibidas na feira de tecnologia Cebit 2011, que começou nesta terça (1º) em Hanover, Alemanha.

O sistema criado pela Universidade de Bremen, que usa as tecnologias ERD/ERS (Event-related Desynchronization/Event-related synchronization), interpreta comandos do cérebro da pessoa por meio de uma “touca” de sensores e os envia para um software instalado em um computador.

No caso dos minirrobôs, o usuário consegue movimentá-los ao se concentrar nas luzes existentes em suas laterais. A resposta a esses comandos é relativamente rápida.

Já no outro sistema, que mostra numa tela o caminho a ser percorrido, para mover a seta para a esquerda ou direita, é necessário pensar em cada mão correspondente (direita, mão direita). Para seguir para frente ou para trás, é preciso imaginar o mesmo movimento com feito com os pés. Entretanto, a resposta ainda é lenta.

A estudante que demonstra esse último sistema teve de treinar cerca de três meses até atingir o grau de controle atual, mas o software ainda demora a interpretar os comandos, bem mais lento que no sistema com pequenos robôs. “Ele é o mais complexo e ainda deve ser aprimorado”, explica Jan Ehlers, pesquisador da Universidade de Bremen.

Segundo o pesquisador, a ideia é deixar o sistema com respostas mais rápidas e assim poder ajudar pessoas que perderam quase integral ou parcialmente movimentos musculares. “Essas pessoas poderiam movimentar, apenas com o pensamento, quaisquer objetos.”

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host