UOL Notícias Tecnologia

02/03/2011 - 10h35 / Atualizada 22/05/2015 - 13h10

Aplicativos apresentados na Cebit 2011 ajudam a sair do ócio e acertar na maquiagem

ANA IKEDA||Do UOL Tecnologia
  • Personal trainer eletrônico mostra, na tela, movimentos que devem ser copiados pelo aluno

    Personal trainer eletrônico mostra, na tela, movimentos que devem ser copiados pelo aluno

Parece que o mundo tecnológico anda de complô contra os preguiçosos (além do despertador incansável mostrado aqui pelo UOL Tecnologia), duas outras invenções prometem fazer você gastar um pouco das calorias acumuladas. Elas funcionam como assistentes pessoais “fitness”. As novidades estão na Cebit 2011, feira de tecnologia realizada em Hanover, na Alemanha.

Para quem precisa de orientação na hora de praticar exercícios físicos, o Instituto Fraunhofer criou um personal trainer eletrônico: na tela, um avatar faz o movimento que deve ser copiado pelo aluno. Enquanto isso, 11 sensores na roupa de ginástica captam as ações de quem se exercita. Se algo vai mal, uma mensagem em texto aparece na tela indicando o que deve ser feito.

Segundo Daniel Tantinger, um dos criadores do assistente fitness, o sistema foi concebido para ajudar na recuperação de pacientes que necessitam de fisioterapia. O aplicativo roda não apenas em computadores, mas também em smartphones e tablets. Entretanto, seria mais interessante se o avatar falasse com o aluno. “Essa ideia é interessante e vamos tentar implementar no futuro”, ponderou o pesquisador.

Para adeptos da corrida, pesquisadores da Universidade de Saarland, na Alemanha, criaram o aplicativo uRun, que funciona em iPhones – e em breve em celulares com sistema Android. Além de informações básicas como localização do corredor em um mapa e acompanhamento do ritmo de batimento cardíaco, o aplicativo sugere rotas de acordo com o nível do atleta e envia relatórios de saúde para o seu médico e personal trainer.

O uRun atua também como rede social: mostra outros usuário que estão perto da área em que você está correndo, indica estabelecimentos e serviços de seu interesse (como uma loja de produtos naturais ou academias) e, o mais importante, pontos de descanso, para você não exagerar na dose do exercício.

‘Espelho’
Também na Cebit 2011 há uma solução para aquelas que não querem perder tempo fazendo a maquiagem “errada”: trata-se de um pré-visualizador que mostra de antemão como ficaria a combinação entre aquela sombra azul e o batom vermelho (não muito bem, digamos).

O Instituto de Informática Max Planck criou um banco de dados com rostos de mulheres e tipos de “make-ups” (por enquanto, apenas 50 exemplos de cada), que podem ser aplicados sobre essas faces. Há também a visualização em três dimensões do resultado final. A vantagem, caso o resultado não fique bom, é a economia daquele removedor de maquiagem de estimação.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host