UOL Notícias Tecnologia

02/03/2011 - 09h07 / Atualizada 06/09/2011 - 14h46

Tecnologia para combater bandidagem parece ter saído de filme de ficção; conheça

ANA IKEDA||Do UOL Tecnologia
Em Hanover, Alemanha
  • Telão interativo pode ser operado com gestos manuais e mostra alertas de ocorrências

    Telão interativo pode ser operado com gestos manuais e mostra alertas de ocorrências

A cena até parece saída de um filme: telões mostram em tempo real imagens de ocorrências como explosões ou assaltos. Mini-helicópteros captam imagens de vídeo e as enviam diretamente – e automaticamente -- à central inteligente de operações. A diferença aqui é que não estamos em um cenário hollywoodiano, mas sim no mundo real. O Centro de Operações Inteligente, criado pelo Instituto Fraunhofer e apresentado na Cebit 2011, é uma amostra de como será o combate ao crime – e num futuro próximo, segundo os expositores.

Graças a imagens captadas por quatro câmeras no teto da sala, um telão interativo na parede pode ser operado com gestos manuais – tal qual um Kinect, que permite controlar games com movimentos do corpo. O telão mostra alertas de ocorrências ao vivo de uma cidade numa janela pop-up, que pode ser selecionada e aberta pelo operador.

Outra tela interativa, mas na horizontal, é multitoque. Tudo o que é selecionado nesta mesa de imagens é retransmitido para outros dispositivos, como tablets e smartphones. Assim, o que é visto dentro do Centro de Operações Inteligente é acompanhado por agentes nas ruas. Também é possível escrever nessa tela, destacando os locais mais importantes do mapa, por exemplo.

Perguntado se esses dispositivos poderiam ajudar no combate ao crime organizado no Rio de Janeiro, Alexander Schick, pesquisador do Instituto Fraunhofer, disse não conhecer a situação brasileira, mas afirmou que o sistema pode ser adaptado a qualquer cenário. “A Sala de Operações Inteligente é bastante útil no gerenciamento de crises. Em um terremoto, por exemplo, um prédio inteiro pode desabar. Antes de enviar uma equipe ao local, é possível avaliar a extensão do dano com a ajuda de mini-helicópteros ou robôs terrestres equipados com câmeras”, explicou ao UOL Tecnologia.

O Centro de Pesquisas é responsável também pelo sistema de gerenciamento dessas imagens captadas pelos dispositivos aéreos, terrestres e, sim, marítimos (há uma espécie de minissubmarino equipado com câmeras). Essas máquinas podem coletar automaticamente as imagens ou serem controladas remotamente, para destacarem áreas consideradas prioritárias.

Segundo Schick, o sistema atualmente está sendo testado pelo Corpo de Bombeiros de Munique, na Alemanha. Além deles, departamentos de polícia, serviços médicos, militares e empresas de segurança privada têm interesse na sala inteligente.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host