UOL Notícias Tecnologia

04/03/2011 - 09h59 / Atualizada 12/04/2016 - 13h04

Feira de tecnologia na Alemanha mostra que concorrência já supera o tablet da Apple

ANA IKEDA||Do UOL Tecnologia
Em Hanover, Alemanha

Steve Jobs, diretor-executivo da Apple, definiu 2011 como “o ano do iPad 2”. Ainda provocou a concorrência durante o lançamento da novidade, nesta quarta-feira (2): disse que 2011 será, também, o “ano dos imitadores”. Na realidade, quem corre atrás do prejuízo é a própria Apple. O UOL Tecnologia testou na Cebit 2011 os principais concorrentes do ultraportátil da Apple para listar quais estão mais preparados para o combate com o iPad 2. E não são poucos, como mostra o álbum abaixo. 

Alguns detalhes foram deixados de lado pelo CEO durante sua apresentação do "previsível" iPad 2. Não foi a sua empresa que lançou o primeiro dispositivo com processador de dois núcleos, e o lançamento da segunda geração de um tablet não é inédito. Também não foi a Apple a apresentar o primeiro ultraportátil que tira fotos e faz vídeos em 3D. Sem contar que aparelho com duas câmeras tem até para comprar no Brasil.

A taiwanesa ASUS é uma das empresas que deve conquistar os consumidores adeptos ao teclado físico – ou até a um controle remoto. Em sua linha, uma das mais versáteis entre as fabricantes do setor, três modelos se destacam: o Eee Pad Transformer, o Slider e o Memo.

Já o novo Galaxy Tab, tablet da segunda geração lançado pela Samsung, cresce em tamanho para concorrer com a Apple. Com 10.1 polegadas, é mais confortável para navegação que o antecessor. Também tem duas câmeras, mas a traseira traz a melhor resolução entre os concorrentes: 8 megapixels. Como a versão anterior, funciona como celular (recurso que o iPad fica devendo).

Para quem procura um tablet com “pegada”, há o Motorola Xoom (pronuncia-se “zoom”). Ele tem uma parte emborrachada, para segurá-lo. Ao contrário do iPad, não fica devendo em itens como portas USB e HDMI (a nova versão do ultraportátil da Apple é compatível com um adaptador, vendido separadamente, que permite exibir em uma TV de alta definição o conteúdo do iPad).

Para quem quer um sistema diferente do Android do Google e simples como o iOS, há o PlayBook, da RIM. O UOL Tecnologia entrevistou Georg Müller, um dos representantes da QNX, que mostrou a integração do sistema da empresa com o carro-conceito Prius. A interface é simples e menos caótica do que a do Android pode vir a ser, dependendo da quantidade de aplicativos que o usuário configura na área de trabalho.

Por último, mas na vanguarda, está o LG Optimus 3D. Até o momento, é o único tablet que  tira fotos e faz vídeos em 3D. Não é necessário usar óculos especiais quando as imagens tridimensionais são vistas no próprio dispositivo. O único problema é que o aparelho testado pelo UOL Tecnologia apresentava instabilidade, pois era um modelo para exposição. Até o lançamento para o usuário final nos próximos meses, na Europa e América do Norte, esses problemas de lentidão na interface devem ser sanados.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host