UOL Notícias Tecnologia

10/03/2011 - 10h29 / Atualizada 31/03/2011 - 15h08

Facebook anuncia ferramentas anti-bullying em conferência do governo americano

Da Redação
  • Em vídeo, Obama e Michelle pedem que população lute contra a prática de bullying

    Em vídeo, Obama e Michelle pedem que população lute contra a prática de bullying

O governo americano realizou, nesta quarta-feira (9), a “White House Conference for Bullying Prevention” (Conferência da Casa Branca para a prevenção do bullying), um evento para conscientização das pessoas para a luta contra o assédio moral tanto em escolas como na internet. Na ocasião, Facebook  e Formspring anunciaram ferramentas que ajudarão os usuários a combaterem esse tipo de abuso. As informações são do blog americano "Mashable".

O bullying pode ser definido como qualquer forma de intimidação psicológica ou física. Esse tipo de ofensa ocorre tanto na vida corrente (ambiente de trabalho ou escola) como no mundo virtual – nesse caso, há um nome específico: ciberbullying.

Na interface de relatórios da rede social, o alvo do assédio terá a opção de enviar uma mensagem privada para a pessoa que postou o conteúdo difamatório. Caso o usuário queira informar sobre a ofensa para o Facebook, haverá ainda a opção de incluir alguma ‘autoridade pública’ (como um professor ou um parente) como contato. Essa opção é adequada para as situações de bullying com crianças.

Outra melhoria prometida pela rede social é a atualização da página do Safety Center (Central de segurança). O site, que traz dicas para o uso da rede social, terá “novos vídeos educacionais, de especialistas em bullying e vai disponibilizar materiais para que as pessoas possam compartilhar e discutir.”

Recentemente, o Facebook aumentou – para perfis dos EUA, Canadá, França e Reino Unido – a opção de status de relacionamento. Nessas localidades além de “casado” ou “em um relacionamento sério”, é possível apresentar-se na rede social como “em uma união civil” e “em uma união doméstica”. O recurso serve para designar a união entre pessoas do mesmo sexo.

Formspring

O Formspring, rede social de perguntas e respostas, anunciou uma parceria com o MIT Media’s Lab, centro de pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, para detecção de agressores.

Pelo fato de permitir que usuários façam perguntas anonimamente uns aos outros, há várias reclamações sobre abuso do uso da rede social – muitos aproveitam para xingar e perturbar pessoas.

Segundo Henry Lieberman, cientista do instituto de tecnologia americano, a ideia é que seja desenvolvida um sistema de reconhecimento de linguagem para detectar a ação dos bullies (nome dado às pessoas que praticam bullying).

Governo Americano

Em função da conferência, Barack Obama, presidente dos EUA, gravou com Michelle, sua esposa, uma mensagem pedindo que o povo americano tenha consciência sobre a prática do bullying, sobretudo contra as crianças. O governo também criou o site Stopbullying.gov . A página tem dicas para crianças, adultos, pais e educadores aprenderem a lidar com a situação.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host