UOL Notícias Tecnologia

10/03/2011 - 15h07 / Atualizada 31/03/2011 - 15h08

iPads representam 83% dos 18 milhões de tablets vendidos no mundo em 2010

Da Redação
  • iPad 2 será lançado nesta sexta (11) e é 33% mais fino do que seu antecessor: tem 8,8 mm

    iPad 2 será lançado nesta sexta (11) e é 33% mais fino do que seu antecessor: tem 8,8 mm

Apesar do surgimento de concorrentes, o iPad ainda lidera com folga a venda de tablets. A Apple ficou com 83% de participação nesse mercado no ano passado, segundo dados do IDC divulgados nesta quinta (10). Em 2010, foram comercializados cerca de 18 milhões de tablets no mundo.

De acordo com o levantamento do instituto, foram entregues às lojas no último trimestre de 2010 cerca de 10,1 milhões de tablets – mais que o dobro do número total do terceiro trimestre, 4,5 milhões.

A participação da Apple no mercado de tablets caiu de 93% para 73% no último trimestre de 2010, ficando com 83% na média do ano. A principal concorrente da empresa é a Samsung, com o Galaxy Tab, que conquistou 17% do mercado de tablets.

Mesmo com o lançamento de novos tablets em 2011, o IDC projeta que a Apple manterá de 70 a 80% da participação nesse mercado. O que ajuda a empresa é o início das vendas do iPad 2 já no mês de março (nesta sexta nos Estados Unidos e dia 25 em mais 26 países), antes que a primeira geração de tablets da concorrência chegue às lojas.

Estados Unidos, Europa Ocidental e Ásia/Pacífico (exceto Japão) foram responsáveis por 89% de todos os tablets comercializados no último trimestre de 2010.

Leitores digitais

A pesquisa também revelou números sobre o mercado de e-readers. No último trimestre de 2010, foram mais de 6 milhões de leitores digitais entregues às lojas, totalizando 12,8 milhões de unidades durante todo o ano passado.

Segundo o IDC, o bom desempenho desse mercado ocorreu graças às fortes vendas do Kindle, da Amazon, que teve uma nova versão lançada em agosto de 2010 – a empresa detém 48% de participação em e-readers.

Competidores como Pandigital, Barnes & Noble, Hanvon e Sony, também com seus novos modelos, ajudaram a fortalecer as vendas.

Conheça o iPad 2
Veja Álbum de fotos

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host