UOL Notícias Tecnologia

15/03/2011 - 07h00 / Atualizada 31/03/2011 - 14h48

Microsoft libera Internet Explorer 9; veja o que muda com a nova versão

Da Redação
Conheça o IE9
Veja Álbum de fotos

 

A Microsoft liberou na manhã desta terça-feira (15), o Internet Explorer 9 para download (baixe aqui o Internet Explorer 9). A empresa, que ainda detém a liderança do mercado de navegadores, fez várias mudanças em comparação ao Internet Explorer 8. Confira abaixo algumas delas ou, se quiser, confira um vídeo com os recursos do navegador:

Página web vira aplicativo

Ainda utilizado em poucos sites brasileiros, o recurso de transformar uma página em um aplicativo consiste em trazê-lo para a barra de ícones do Windows. Ao clicar sobre o ícone com o botão direito, ele mostrará atalhos para seções do site, caso a página tenha programação adequada. No Facebook, por exemplo, são exibidas algumas opções como acessar a área de mensagens ou o feed de notícias do perfil. Já o blog americano “Huffington Post” exibe atalhos para algumas editorias do site.

Resumo das novidades

Só funciona em máquinas com Windows Vista e Windows 7
Alguns sites funcionam como aplicativos
Área de visualização de páginas está maior
Tem gerenciador de download
Permite proteção antirrastreamento
Navegador utiliza recurso de aceleração de hardware
Compatível com HTML 5

Segundo a Microsoft, o blog “Huffington Post” teve um crescimento de 11% no número de páginas visualizadas com a implementação do recurso. Até o momento, no mundo, há mil páginas que podem se transformar em aplicativos.

Os dois principais concorrentes da Microsoft têm recursos parecidos. Porém, para isso, é necessário instalar um complemento que mostre sessões ou funcionalidades específicas de um site.

Maior espaço para navegação

Outra grande diferença que os usuários antigos do Internet Explorer vão notar é o aumento da área de visualização das páginas abertas pelo navegador. “O foco do usuário em uma página é a navegação, e o browser não pode atrapalhar isso. Nós percebemos é que o usuário quer cada vez mais uma navegação mais limpa”, explicou Osvaldo Oliveira, diretor geral da área de consumo da Microsoft, sobre a mudança do programa em relação às versões anteriores.

Este último recurso é tendência entre os navegadores. O Google Chrome, desde sua estreia (há dois anos), já reserva um grande espaço para a exibição da página. A versão beta do Mozilla Firefox 4 indica que quando o browser estiver completamente pronto, fará o mesmo.

Nada de Windows XP

O Internet Explorer 9 só funcionará em computadores equipados com os sistemas Windows Vista ou Windows 7. De acordo com a empresa, eles não conseguiriam inserir os mesmos recursos de velocidade do navegador com a estrutura do Windows XP.

Complementos

Ponto forte dos concorrentes (Google Chrome e Mozilla Firefox), a Microsoft não deu sinais de que vai incentivar que haja uma loja de aplicativos vasta para o Internet Explorer 9. A empresa disponibiliza recursos para desenvolvedores fazerem aplicações, mas a política da empresa é que quanto menos tiver esses recursos, melhor para o internauta. “Não queremos estragar a experiência do usuário. Achamos que o navegador deve ter interferência mínima”, disse Osvaldo Oliveira.

Caso o usuário queira instalar os complementos disponíveis para o Internet Explorer, o gerenciador de complementos avisa que o uso da funcionalidade pode deixar o navegador mais lento.

No que diz respeito à velocidade, o Internet Explorer 9 usa o poder da GPU do computador (Unidade de processamento gráfico) para fazer com que as páginas abram rapidamente. Além disso, o browser tem melhorias na execução de scripts java.

Segurança e outros recursos

Quanto à segurança, a Microsoft traz duas novas funcionalidades. A primeira é a “Tracking protection” (Proteção contra rastreamento, em tradução livre). Ao usar esse recurso, o usuário poderá, por exemplo, baixar listas de sites como o Adblock,  para evitar que sites gravem o conteúdo digitado pelo internauta.

A segunda é uma ferramenta que dá a opção de bloquear controles Active X – componentes de software que, geralmente, têm acesso a várias partes do sistema operacional.  Usuários mal-intencionados podem utilizar isso para infectar computadores.

Para facilitar a visualização dos programas baixados, o novo Internet Explorer 9 traz ainda um gerenciador de downloads (o usuário, inclusive, pode pausar o processo e retomá-lo mais tarde), busca instantânea (ao digitar na barra de endereços, o navegador sugere resultados) e tem suporte à tecnologia HTML 5 (linguagem web que dispensa a atualização de plug-ins para visualização de conteúdo multimídia).

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host